01 julho 2019

Presença na França completou 1º semestre de 2019

15:38

A Confraria Enogastronómica da Madeira marcou presença no Capítulo da Confrérie d`Or Blanc des Salins-les-Bains, que se realizou a 30 de Junho na localidade de Salins-les-Bains.
Mais fazemos saber de que com esta nossa presença neste evento a Confraria da Madeira no 1.º semestre (26 semanas) de 2019 participou em 25 eventos enogastronómicos realizados em Portugal continental e no espaço europeu.

Estreito de Câmara de Lobos, 1 de Julho 2019.


"Salin-les Bains, pequena cidade de 2.700 habitantes, no Departamento do Jura Francês, na região de Bourgogne-Franche-Comté, fazendo parte da região histórica e cultural de Franche-Comté. Estende-se ao fundo do vale da Furieuse e dominada por dois fortes, um a Leste e outro a Oeste. Cidade esta com sua mina de sal e sua Confraria L'or Blanc.
Neste dia 30 de junho a confraria convidou 9 confrarias da região e a Confraria Enogastronómica da Madeira, isto por terem estado em 2018 no XVIII Capítulo da CEM e dado o grau de satisfação de como foram recebidos na Madeira, mas também pelos laços de amizade que me une ao Grão Mestre e demais membros desta Confraria, este capítulo extraordinário assinalando os 10 anos de inscrição desta mina no Património Mundial da UNESCO.
O Capítulo desenrolou-se em 3 fases bem distintas. Pelas 9h00 houve uma visita guiada da mina depois de um pequeno-almoço e apresentação das confrarias. Pelas 10h30 a cerimónia de entronização com a presença de algumas entidades oficiais e representante da UNESCO. Já depois do almoço, pelas 14h30, as 10 confrarias convidadas tiveram oportunidade de apresentar os seus produtos e a sua região, dentro da mina em diversos sítios, (para isto tinham sido informadas aquando do convite), o que regalou não só as confrarias presentes mas também os grupos e pessoas individuais que visitavam a mina.
Foram momentos muito agradaveis de informação e de partilha, o que deu muita satisfação. Da minha parte levei vinho tinto "Xavelha", que foi muito apreciado, e que me foi disponibilizado pelo seu produtor e membro da CEM, o Sr. Octávio Ferraz, vinho Madeira Bual de 10 anos, broas e bolo de mel que tenho o cuidado de comprar e trazer quando me desloco à Madeira, tendo também apresentado alguma publicidade do destino Madeira."

Lino de Jesus Dionisio

















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top