10 junho 2019

Chícharo motiva certame em Julho na Quinta Grande

10:48


É com o objectivo de valorizar o património gastronómico regional que a Casa do Povo da Quinta Grande promove, no final do mês de Julho, a primeira Mostra do Trigo e do Chícharo, entre os dias 24 e 27.
Trazendo para o presente a importância que estas duas culturas já tiveram nesta freguesia do concelho de Câmara de Lobos, Darwin Freitas salienta que o grande objectivo deste certame é “incentivar o retomar do cultivo do trigo e do chícharo na freguesia da Quinta Grande”, sobretudo este último, uma leguminosa semelhante ao grão que ainda é cultivada por alguns agricultores locais, mas que já teve maior divulgação no passado.
O presidente da Casa do Povo, que ocupa o cargo há menos de um ano, diz existirem à volta de dez agricultores da freguesia que produzem chícharo, salientando que a própria Casa do Povo incentivou outros tantos a plantarem esta leguminosa, para que possam ter matéria prima para os eventos em que participam com a ‘sopa de chícharo’, nomeadamente na ‘Feira das Sopas do Campo’, que acontece este fim-de-semana, na Boaventura.
Mas aposta da organização para este certame, além da componente gastronómica bastante acentuada, passa pela animação, com o artista regional João Quintino a surgir como cabeça de cartaz, cuja actuação acontecerá no dia 26 de Julho.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top