27 fevereiro 2017

Presença em França no Capítulo da "Confrérie de Saint-Romain en Bordejais et Pays Libournais"

16:48

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira marcou presença no Capítulo da "Confrérie de Saint-Romain en Bordejais et Pays Libournais", que se realizou no dia 25 de Fevereiro,  na região de Nova Aquitaine, sul-oeste de França.

Estreito de Câmara de Lobos, 27 de Fevereiro de 2017


"Como publicado há uns tempos atrás na página oficial da AMC/CGM (http://amc-cgm.blogspot.pt), uma delegação representativa da Confraria Gastronómica da Madeira deslocou-se a França, mais precisamente a Libourne, na região de Nouvelle-Aquitaine para participar no XIX Capítulo da "Confrérie de St Romain en Bordelais et Pays Libournais".
Foi com grande prazer que me juntei à Sr.ª Klara Cardone, nossa Confrade de Honra e representante em Itália, ao nosso confrade efectivo e representante em Portugal e em várias regiões de França e de Espanha, o António Silva, e ao futuro confrade e representante na região do Sud-Ouest em França, o Joel Fernandes Dionísio, que aceitou o meu convite e se deslocará à Madeira para ser intronizado como manda o regulamento.
Este ano o país convidado foi a Bélgica, daí a presença de cerca de 20 confrarias belgas. Estavam ainda presentes muitas confrarias francesas, algumas portuguesas, espanholas ou ainda italianas.
Foi ao som da banda que o Cortejo com cerca de 7 dezenas de confrarias presentes percorreu algumas das ruas desta cidade de Libourne (tem cerca de 36.000 habitantes) e se reuniu na Praça Central para a parte mais política, sendo recebida pelo Presidente da Câmara que remeteu por um dia as "chaves da cidade" ao presidente da Confraria de St. Romain. Novamente em cortejo fomos dirigidos para a grande sala de festas onde por volta das 15h30 começou o Capítulo propriamente dito, com as entronizações dos novos membros efectivos assim como dos cerca de 50 confrades de honra. Já por volta das 20h30 os cerca de 300 convidados sentaram-se à mesa para partilharem o banquete que ao longo da noite fomos descobrindo e, sobretudo, degustando um magnífico menu. 
Durante o banquete animado com um acordionista, houve também espaço para um jogo que consistia contra 2 euros estimar o peso de um cabaz com produtos locais, tal como algumas garrafas de vinho Bordéus, um presunto, entre outros produtos regionais. A sorte desse jogo decidiu que fosse eu a ganhar o dito cabaz, pois à abertura do envelope que continha o peso exacto, ao ser divulgado tinha eu errado em apenas 8 gramas.
Mas para além destes momentos houve também tempo para falarmos da Confraria que representamos, da região de onde vimos e do nosso Capítulo. A esse respeito tive a confirmação de mais algumas confrarias belgas e também francesas no nosso Capítulo, a 28, 29, 30 de Abril e 1 de Maio.

A confirmar o que já se sabia há algum tempo de fonte segura. Fui informado que a candidatura de adesão da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira à FICB - Federação Internacional de Confrarias Báquicas não foi aceite e para isso contribuiu a opinião negativa de Faro da Silva, presidente da Confraria do Vinho Madeira, quando consultado sobre o assunto pelo presidente da Federação Portuguesa de Confrarias Báquicas, membros da FICB, e a pedido do presidente dessa mesma instituição. 
Se para mim não foi notícia visto já ter sido informado e esperava apenas o momento de informar os dirigentes da AMC/CGM, acho muito triste e com uma certa mesquinhez que sejam as próprias pessoas que mais deviam nos apoiar, que destroem o que com muito esforço temos vindo a construir, divulgando a cada saída a gastronomia madeirense, os seus usos e costumes e, como sempre, levamos umas garrafas do nosso Vinho Madeira para partilharmos e fazer descobrir a quem visitamos. Este é o meu ponto de vista e assumo plenamente.

Lino de Jesus Dionisio
Suíça, 27 de Fevereiro 2017"











































Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top