28 dezembro 2018

Initium Operum Fraternitatis MMXIX

16:30


Crónica anual da exclusiva responsabilidade de Gregório Freitas de antevisão do ano novo.


2019 será um ano de máxima importância para Confraria Enogastronómica da Madeira, a começar pelo desafio de afirmação e consolidação do seu novo objeto de acção e sua nova denominação. Para tal feito, sei que têm no seu planeamento a realização de novos eventos no espaço nacional e até no espaço europeu, dos quais estou certo que, em muito, irão contribuir para a defesa, divulgação e promoção da herança cultural gastronómica e báquica da Região Autónoma da Madeira e por consequente da Região da Macaronésia. Um bem haja pela ousadia!

Cá, para a Região, eu considero, tal como fiz em anteriores direções desta irmandade, a premência da criação de uma "Direção Regional da Gastronomia e do Vinhos", pois denoto uma certa confusão no meio empresarial no que toca ao conhecimento e preservação da herança cultural enogastronómica da Madeira. Vê-se que há poncha de todos os feitios (mais doce, com gelo, com sabor a erva, etc, etc...) desvirtuando desta forma a sua essência e por outro lado sendo deixado no esquecimento marcas identitárias da nossa Região, como a poncha de mel-de-cana. Será que alguém se lembra desta bebida? Será que seria uma mais valia reabilitá-la, introduzindo na oferta, preservando esta memória enogastronómica da Região e, em simultâneo, potenciando o consumo de dois produtos de excelência providos do cultivo da cana sacarina? É este e outro trabalhos similares que poderia ser desenvolvido pela dita Direção.

No espaço nacional congratulo-me com o regresso da Confraria Gastronómica do Alentejo ao movimento confrádico nacional e, em particular, a nova direção da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, empossada este mês. Faço, desde já, votos de bom trabalho quer para a Confraria, quer para a Federação! No entanto, conhecendo a maneira de estar e de ser da presidente da Federação, senhora Olga Cavaleiro, não há razão para conceder um estado de graça a esta Direção pois estou convencido que será mais do mesmo que foi nestes últimos 6 anos, caracterizados por pura inércia e alguns desfiles na passerelle. Sendo assim, desde já, provoco a Direção da Confraria Enogastronómica da Madeira para que estude a apresentação em 2021 de uma candidatura às eleições dos Órgãos Sociais da FPCG

De regresso à Região, é com agrado que constato que há uma crescente ou mesmo uma plena recuperação durante a "Festa" do acto cultural da "Função da Morte do Porco" e, em simultâneo, congratulo-me que a Confraria Enogastronómica da Madeira tenha contribuído de forma tão ativa para a preservação deste vivência cultural do povo da Região Autónoma da Madeira.

Ainda para 2019, faço votos que o Governo Regional da Madeira manifeste o interesse na apresentação de uma candidatura a "Região Europeia de Gastronomia". Estou certo que a Região Autónoma da Madeira e a Confraria Enogastronómica da Madeira estão preparadas para a realização deste desafio.

Este artigo de opinião é da inteira responsabilidade de Gregório J.S.Freitas.

Estreito de Câmara de Lobos, 1 de Janeiro de 2019. 

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top