17 dezembro 2020

Variedades tradicionais da Região Autónoma da Madeira

18:08


AS VARIEDADES LOCAIS (LANDRACES)


As variedades locais (landraces) são uma componente fundamental da agrodiversidade e dos recursos genéticos para a agricultura e alimentação. A mera existência na Região Autónoma da Madeira (RAM), e o seu uso pelos agricultores e pelo setor primário, assume grande importância em termos de segurança e qualidade alimentar, sustentabilidade do território e diversificação da economia rural. Estas desenvolvem-se em áreas geográficas delimitadas, devido à interação de múltiplos fatores, entre os quais se incluem a manutenção e “seleção” do material de propagação pelos agricultores, condições agroecológicas específicas e diversidade ecogeográfica, sistemas de produção (agrossistemas) únicos e a ação seletiva de fatores abióticos ou bióticos.

A Região Autónoma da Madeirareúne condições ímpares, onde ocorre a interação de vários destes fatores num território pequeno, mas com grande diversidade de condições agroecológicas. Mais de 160 espécies com uso agrícola foram introduzidas na Região, para fins alimentares, condimentares, religiosos, medicinais, ornamentais ou outros.

A maioria destas espécies permanece em uso no território. As principais culturas agrícolas caracterizam-se por serem detentoras de uma grande diversidade intraespecífica construída por variedades locais ou tradicionais.


As variedades locais ou tradicionais são uma entidade (população no campo agrícola) ou conjunto de entidades, com distribuição ecogeográfica comum, que resultam da ação secular dos agricultores, partilham carateres botânicos ou agronómicos chave, são heterogéneas, estão adaptadas às condições ambientais e agroecológicas, a práticas agrícolas locais, possuem um registo histórico documentado e apresentam valor agrícola (agronómico) e etnográfico, ou estão associadas a tradições económicas, gastronómicas, culturais ou religiosas.

Estas variedades possuem figura jurídica legal conferida pela Commission Directive, 2009/145/EC. No entanto, o seu reconhecimento está dependente de um conjunto de requisitos, que envolve a sua correta cadastragem, documentação, registo e manutenção.

O Banco de Germoplasma ISOPlexis desenvolve, desde 1996, um programa de inventariação, conservação ex situ e in situ, cadastragem e avaliação das variedades locais e tradicionais da RAM.

Esta página destina-se a identificar algumas dessas variedades locais e divulgar a sua importância junto de agricultores e da população em geral, de modo a garantir o seu reconhecimento e valorização pela sociedade.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top