05 dezembro 2020

A Confraria Enogastronómica da Madeira visitou a Ilha Dourada

23:00

 

A visita a ilha iniciou com uma receção pelo Presidente do Município, Idalino Vasconcelos, e pela Presidente da Assembleia, Fátima da Silva, no auditório municipal. Estes saudaram a vindas aos confrades e deram a conhecer um pouco da história do Porto Santo, em particular como a sua gastronomia foi moldada ao longo dos tempos dada a escassez de produtos que a terra dava e a influências trazidas por novos visitantes.

Alcides Nóbrega, presidente da CEM, relembrou que a confraria faz questão de visitar cada município da Região, em especial o Porto Santo onde todos os seus produtos têm um sabor especial devido a abundância de alguns minérios nos seus solos, nomeadamente o magnésio. Felicitou todos os Porto-Santenses pela recente conquista do galardão de Reserva da Biosfera, atribuído pelo Unesco, e exortou a produção e certificação dos produtos locais. 

A visita prosseguiu com um almoço na Quinta da Tamargueira, a entrada os confrades saciaram a sua sede com o refrescante Vinho Caracol,  uma edição limitada de 600 garrafas do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM, (IVBAM) para assinalar os 600 Anos da Descoberta do Porto Santo (1418-2018), é um vinho branco DOP, da casta Caracol, tradicionalmente plantada na Ilha entre os seus típicos muros de 'crochet'.

Este vinho reflete as potencialidades da Ilha Dourada apresenta aromas delicados onde a mineralidade é evidente em harmonia com as notas de carácter cítrico e tropical. Ele foi vinificado na Adega de São Vicente sob a direção do enólogo residente, João Pedro Machado.

À mesa os confrades deliciaram-se com um magnífico Coelho de Porto Santo à Caçador, uma das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal a par com uma Perdiz de caça acompanhado por uma salada com chícharo local. No copo, os comensais relembraram um ilustre residente de Porto Santo, Cristóvão Colombo, ao sabor dos vinhos "Colombo" IGP, branco e tinto, da empresa Justino’s Madeira Wines, S.A.

O programa oficial da visita encerrou com a palestra "A importância dos produtos locais na economia do Porto Santo" realizada na sede da Associação de Indústria, Comércio, e Turismo do Porto Santo (AICTS) no âmbito do II Festival Gastronómico da Caça e da Pesca.

Teve como orador principal Alcides Nóbrega, presidente da CEM que realçou o trabalho que o Porto Santo tem vindo a realizar com: apresentação à mesa da produção local; a reintrodução de espécies em desuso como é o caso do Chícharo e a promoção de eventos, que qualificam e diferenciam a oferta turística da Ilha. Nesse mesmo sentido relembrou outros produtos locais que merecem igual trabalho, nomeadamente: as beldroegas, as capelas, os coscorões, a escarpeada, o frangolho, o gofio/gof, as lentilhas, o pão de ázimo, o pão de Ló, a perdiz, as serralhas e Ranchões/ Ranchão, entre outros.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top