04 dezembro 2019

CEM em França no 42.º Capítulo da Confraria des Rilletes et Rillons de Touraine

16:42

Foi na cidade de Tours, a Oeste da França, no departamento de Indre-et-Loire, que decorreu o 42.º Capítulo da Confraria des Rilletes et Rillons de Touraine com 81 confrarias convidadas, vindas dos quatro cantos de França mas também dumas da Bélgica e uma de Portugal, sendo ela a Confraria Enogastronómica da Madeira.
Os 308 convidados pertencentes a estas confrarias mas também outros convidados, chefes de empresas e políticos foram recebidos na Câmara para a cerimónia de entronização, na sala de cerimónias deste prédio, mas também para o banquete que se seguiu na sala de festas, vestido já a rigor para as festividades de Natal.

Fica esta curiosidade. No passado dia 16 de novembro de 2019 cerca de de 30 padeiros, talhantes e alguns elementos da Confraria bateram o recorde da sandes mais longa, com 74,40m, feita de rilletes, que é uma carne de porco cozida a fogo brando durante muito tempo e depois esmigalhada, transformando a sua própria gordura numa espécie de pasta a barrar.

Lino de Jesus Dionisio















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top