A Região Demarcada da Madeira é uma das mais antigas de Portugal e seu futuro passa por aposta contínua na qualidade.
Vinhos DOP “Madeirense” e IGP “Terras Madeirenses”, os vinhos Brancos, Tintos e Rosés fazem parte de um projeto relativamente recente na Ilha da Madeira, mas apesar da sua “juventude” já demonstram um carácter muito particular, onde a frescura e a tropicalidade dos aromas assumem um papel de relevo.
Os vinhos aqui produzidos são excecionais e refletem as características e particularidades de uma ilha brindada pela natureza e a dedicação de um povo, que desde há cinco séculos cultiva este precioso néctar.
Fonte: Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira
A área geográfica de produção do VQPRD “Madeirense” e do “Vinho Regional Terras Madeirenses” abrange as ilhas da Madeira e do Porto Santo.
Castas Autorizadas
CASTAS BRANCAS: Verdelho, Arnsburger, Terrantez, Sauvignon Blanc, Malvasia Cândida, Chardonnay,l Tália, Sercial, Chenin Blanc, Alvarinho Lilaz, Malvasia Bianca, Rio Grande, Malvasia Cândida Branca, Malvasia Fina, Malvasia Branca de S. Jorge e Carão de Moça
CASTAS TINTAS: Tinta Negra, Maria Feld, Malvasia Roxa, Merlot, Bastardo, Cabernet Sauvignon, Deliciosa, Complexa, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Aragonez e Syrah.
Apesar da lista de casta ser alargada, na realidade o encepamento para este tipo de vinho é bem mais restrito. Na realidade o encepamento para vinhos brancos está praticamente restringido às castas Verdelho e Arnsburger, assim como os vinhos tintos são principalmente de Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Sauvignon, Aragonez e Tinta Negra.
0 comentários:
Enviar um comentário