04 dezembro 2019

Região Demarcada da Madeira é uma das mais antigas de Portugal

16:31

Região Vinícola da Madeira

A Região Demarcada da Madeira é uma das mais antigas de Portugal e seu futuro passa por aposta contínua na qualidade.

Vinhos DOP “Madeirense” e IGP “Terras Madeirenses”, os vinhos Brancos, Tintos e Rosés fazem parte de um projeto relativamente recente na Ilha da Madeira, mas apesar da sua “juventude” já demonstram um carácter muito particular, onde a frescura e a tropicalidade dos aromas assumem um papel de relevo.

Os vinhos aqui produzidos são excecionais e refletem as características e particularidades de uma ilha brindada pela natureza e a dedicação de um povo, que desde há cinco séculos cultiva este precioso néctar.

Fonte: Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira

A área geográfica de produção do VQPRD “Madeirense” e do “Vinho Regional Terras Madeirenses” abrange as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Castas Autorizadas

CASTAS BRANCAS: Verdelho, Arnsburger, Terrantez, Sauvignon Blanc, Malvasia Cândida, Chardonnay,l Tália, Sercial, Chenin Blanc, Alvarinho Lilaz, Malvasia Bianca, Rio Grande, Malvasia Cândida Branca, Malvasia Fina, Malvasia Branca de S. Jorge e Carão de Moça

CASTAS TINTAS: Tinta Negra, Maria Feld, Malvasia Roxa, Merlot, Bastardo, Cabernet Sauvignon, Deliciosa, Complexa, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Aragonez e Syrah.

Apesar da lista de casta ser alargada, na realidade o encepamento para este tipo de vinho é bem mais restrito. Na realidade o encepamento para vinhos brancos está praticamente restringido às castas Verdelho e Arnsburger, assim como os vinhos tintos são principalmente de Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Sauvignon, Aragonez e Tinta Negra.








Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top