A Confraria Enogastronómica da Madeira visitou o concelho que viu nascer o “Xavelha”, embarcação típica de Câmara de Lobos utilizada na pesca do afamado peixe-espada preto. O encontro realizou-se no último sábado, 24 de julho de 2021, na renovada sala de provas do produtor de vinhos Octávio Ferraz.
A convidada enalteceu o trabalho desenvolvido pelos confrades, que levam o nome da Madeira mais além ao divulgar os nossos saberes pelo mundo à fora. Agradeceu também os presentes pelo excelente momento de partilha e felicitou os donos da casa pela divinal espetada, muito bem acompanhada com a produção local!
A direção fez saber que a confraria visitará a República Checa pela primeira para participar num capítulo da ORDO EQUESTRIS VINI EUROPAE (OEVE) - Konzulat Czech Republic. O evento irá decorrer no final de agosto na cidade de Mikulov, coração da produção vinícola daquele país, localizada junto a fronteira com a Áustria e contará com a participação de Rostislav Koštial, senador no parlamento checo.
O presidente da confraria, Alcides Nóbrega, relembrou o reagendamento do Grande Capítulo para 1 a 4 de outubro de 2021, em virtude da coincidência com o ato eleitoral. Fez saber que os preparativos decorrem a bom ritmo, estando já prevista a deslocação de uma delegação da Bulgária.
As vinhas de Octávio Ferraz estão numa encosta Ribeira dos Socorridos, no sítio da Palmeira e Voltas. A propriedade pertence à família, há 3 gerações. Em 1999 funda a empresa e inicia a plantação de novos vinhedos, com as castas brancas Verdelho, Malvasia Fina e Arnsburger, e as castas tintas Aragonês, Merlot e Syrah. Em 2005, apresenta primeiro o “Palmeira e Voltas”, o seu vinho branco, volvidos dois anos dá a conhecer o seu tinto, o “Xavelha”, já em 2014, seguindo novas tendências faz o lançamento do “Xavelha” rosé.
A propriedade esta aberta a visitas sob reserva, o espaço desperta várias curiosidades, com as suas árvores de fruta e plantas aromáticas, alguns pequenos lagos, mesmo alguns animais domésticos e uma vista que vai até Câmara de Lobos, lá ao fundo. A sala de provas é bem apetrechada, com um alpendre ao ar livre, que delicia visitantes ao degustar os vinhos, com alguns petiscos á mistura.
De salientar a qualidade destes vinhos, nomeadamente o Xavelha de 2011, classificado com 17 valores e o Palmeira e Voltas de 16,5 numa prova cega em vinhos de gama alta realizada pela conceituada revista Vinhos para a edição de dezembro 2020. Motivos mais do que sobra para uma visita.
OCTÁVIO ASCENSÃO FERRAZ | Palmeiras e Voltas e Xavelha
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a Sábado: 9:00 - 19:00
Interrupção: Domingo e Feriados
CONTACTOS
Caminho João Ernesto Pereira, 7 - 9300-075 Câmara de Lobos
+351 965 010 630
0 comentários:
Enviar um comentário