15 setembro 2020

Gastronomia Madeirense

19:26

A gastronomia madeirense, aproveitando o cultivo de produtos como a “semilha”, a couve, o trigo, feijão, o milho, a cana-de-açúcar, e as vinhas, é repleta de diversos pratos que combinam a tradição com a qualidade dos produtos cultivados.

Um factor importante na gastronomia madeirense é a sua insularidade, que tornou a pesca numa atividade essencial, e consequentemente fez com que o marisco e o peixe ocupassem um lugar de destaque nas ementas regionais.

A produção de uva é uma das principais actividades agrícolas do concelho, fazendo de São Vicente um dos principais produtores da região. Tudo isto resulta na grande importância que as vindimas têm nas gentes desta terra, fazendo da apanha da uva uma tradição.

A época natalícia tem uma grande influência no nosso Concelho, as iguarias de natal fazem parte do Natal em São Vicente, as broas, o bolo de mel e os licores tradicionais ocupam também um lugar de destaque no que se refere à gastronomia regional e em particular ao nosso concelho.

Por fim deixámos algumas sugestões de algumas iguarias e bebidas tradicionais a não perder enquanto visita o nosso concelho.

Encontre especialidades únicas na região da Madeira ou desfrute de cozinha internacional numa selecção de restaurantes, bares e churrasqueiras.



Bolo do caco
Bolo do Caco é um pão típico e tradicional da Madeira. Este aparenta uma forma redonda e achatada.



Caramujos
Caramujos são aperitivos vindos directamente do mar. Fresquinhos e salgados, uma iguaria da Madeira. São cozidos com água, sal e alho. Após a cozedura deita-se sumo de limão e para retirar o "caracol" vêm sempre alfinetes ou palitos para nos ajudar no serviço!



Lapas Grelhadas
As lapas são apreciadas na Ilha da Madeira, e são servidas grelhadas na sua própria concha, temperadas com alho e sumo de limão. Servem-se na frigideira mal acabam de ser grelhadas.



Espetada com Milho Frito
Espetada um prato tradicional Madeirense, que consiste em pedaços de carne de vaca colocados em espetos e temperados com sal e alho feito na brasa. É acompanhado geralmente com milho frito, batatas ou arroz com salada.



Carne Vinha d’Alhos
Carne Vinha d'Alhos muito conhecida na época Natalícia, embora consumida todo o ano. Típica da região da Madeira, a Carne Vinha d'Alhos é feita com carne de porco, cortada aos cubos temperada com alho, vinho, vinagre, sal, louro e pimentas. A carne fica a marinar por algum tempo neste tempero ou para quem adora, alguns dias. Depois do tempo ou dos dias de marinada, a carne é colocada num tacho ou frigideira para alourar e o líquido da marinada fica em reserva. Finalmente a marinada é regada na carne para dentro do tacho ou frigideira e deixa-se ferver até a carne ficar macia. Pronto para servir e de fazer crescer água na boca!



Bife de Atum
Bife de Atum é algo bastante saboreoso que irá provar nesta Terra! Este peixe é abudante nos mares da Ilha. O atum é tempeardo com alho, sal, vinagre, vinho branco e oregãos e acompanhado com milho cozido ou milho frito ou batata, arroz e salada. 



Arroz de Lapas
A lapa é um molusco muito popular entre os Ilhéus da Madeira, sendo servida à mesa como entrada de pratos de peixe ou apenas como petisco, a acompanhar vinho branco, verde ou mesmo cerveja. O arroz de lapaz é um prato típico madeirense, muito apreciado pelos locais, mas sobretudo pelos turistas que o divulgam mundialmente.



Filete de Espada
Trata-se de um filete retirado do peixe-espada preto, muito abundante nas águas da nossa ilha. Existem várias formas de confecção sendo a mais apreciada, o filete de espada frito com banana. A título de curiosidade, o peixe-espada preto foi descoberto, pelos pescadores da Madeira, por acaso. Na época pescavam tubarões de profundidade com o intuito de extrair óleo para iluminação e peles para lixas e o peixe-espada preto acabou por ser capturado de forma inusitada. Desde então, tem sido uma das iguarias mais características e admirada por madeirenses e visitantes.



Caldo da Romaria
São Vicente, desde sempre, atraiu muitos romeiros que vinham caminhando de vários pontos da ilha, para pagar as promessas feitas ao Senhor Bom Jesus de Ponta Delgada ou à Nossa Senhora do Rosário. Espesso e muito saboroso, este prato é baseado em carne de vaca, cebola, tomate, cenoura e semilhas.



Sopa de Trigo
Sopa densa e bastante consistente, é conhecida por ser uma óptima sopa de inverno. Para além do trigo é preparada com uma grande variedade de legumes, sendo que na receita mais composta é acrescentada carne de porco. Serve-se numa terrina e à parte, batata-doce a acompanhar.



Sopa de Couve
Uma das tradicionais sopas madeirenses, antigamente era confeccionada em todas as casas rurais, isto porque a sua essência provém dos produtos frescos que a terra oferece. As couves, abóbora, cenouras e feijão fazem desta sopa uma refeição consistente, uma delícia a não perder.



Vinho Madeira
Conhecido mundialmente, a produção remonta desde a época dos descobrimentos. Para além de abastecer os navios, a presença de estrangeiros fez com que o Vinho Madeira viajasse pelos quatro cantos do mundo, inclusive foi servido aquando da declaração de independência dos Estados Unidos da América. É produzido em diversas castas, Tinta Negra Mole, Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia e é consumido como aperitivo.



Poncha Regional
Poncha, uma bebida regional da Ilha da Madeira feito com aguardente de cana, mel e sumo de limão. Existe hoje em dia vários sabores de poncha como do tomate inglês ou maracujá ou hortelã-pimenta e outros.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top