A Confraria Enogastronómica da Madeira rumou a uma das vilas mais típicas da Madeira, a Camacha, coração do folclore madeirense, para a realização do seu encontro cultural e enogastronómico de setembro de 2020.
O evento teve lugar na Quinta da Moscadinha, um espaço emblemático que recentemente foi adaptado e aberto ao público como unidade de turismo rural que futuramente irá contar com produção própria de sidra, fruto do pomar que estão a reabilitar.
"A Biqueira começou a andar de roda das panelas já em buzica. Aprendeu com a suas avós receitas do antigamente e hoje quer amostrar a amecês como a comida madeirense é gostosa, e como não é preciso muito para pôr um biqueiro "a lamber ui beiços".
Este encontro ficou marcado pela presença de Sandra Cardoso e Rui Dantas Rodrigues, os dois jovens que em pleno confinamento criaram "A Biqueira" - um projeto de divulgação on-line de memórias gastronómicas de familiares, com incidência na Camacha. Ao longo dos videos os visitantes são guiados pelas receitas, polvilhadas com curiosidades locais e finalizadas com um bom copo de vinho. Um projeto que vale a pena ver e rever para se aventurar nos tachos, faça uma visita em facebook.com/ABiqueira.
Com o convívio a decorrer a meia-serra, o confrades foram prendados com um cabrito assado a lenha, acompanhado da semilha regional, tendo uma maça assada para sobremesa. No copo estiveram presentes os vinhos de mesa madeirenses, Xavelha (tinto) e Palmeiras e Voltas (branco). Para encerrar foi degustado o licor familiar "Moscadinha", uma infusão de diversas ervas, especiarias, mel de cana sacarina, vinho madeira, entre outros...
0 comentários:
Enviar um comentário