25 setembro 2019

CEM presente na Semana Gastronómica em Montreux

08:08

"Montreux, cidade suíça à beira do lago Leman, no Cantão de Vaud, em discussão para uma futura geminação com a cidade do Funchal, organizou de 12 a 22 de Setembro de 2019 a Semana do Gosto (Semana Gastronómica).
Muitos eventos gastronómicos fizeram parte do programa desta semana e foi neste contexto que a "Confrérie Vaudoise des Chevaliers du Bon Pain" organizou o seu XXIV Capítulo. Uma dezena de padeiros e padarias da região destinguiram-se com as suas especialidades.
Tudo começou pelas 9h00 com a recepção das confrarias amigas com café e croissants. Cerca de meia dúzia de confrarias suíças, 2 belgas e a Confraria Enogastronómica da Madeira. Seguiu-se a foto de "souvenir", o desfile e a cerimónia de entronização, com uma particularidade em que cada confraria foi convidada a apresentar um produto da sua confraria ou região e que é dado a provar aos novos entronizados e a todos presentes no evento. Sabendo ainda que este evento foi aberto ao público e foram muitas as pessoas que por ali passaram, assistiram e provaram os produtos apresentados. No nosso caso foi a poncha, o bolo de mel e as broas de mel que a confraria organizadora escolheu perante os produtos que lhe tinha sido propostos, a saber o Vinho Tinto Xavelha e a Poncha.
De realçar a presença neste Capítulo de várias entidades políticas regionais e nacionais, desde o Sr. Presidente da Câmara de Montreux, a Srª Secretária do Turismo e Recursos Humanos de Montreux e vários deputados do Cantão de Vaud e do Conselho Nacional.
Varios padeiros receberam uma distinção pela qualidade dos seus produtos, sendo também distinguido com medalha de ouro o melhor padeiro da Suíça Latina a um jovem desta profissão e tudo isto com a presença de dois membros da Confraria Enogastronómica da Madeira. 
Houve ainda oportunidade por parte dos confrades madeirenses Lino de Jesus Dionisio e José António Jardim de informar a vários confrades suíços o ingresso da confraria madeirense na Federação das Confrarias Báquicas de Portugal.

Estreito de Câmara de Lobos, 25 de Setembro de 2019.
















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top