13 janeiro 2018

"Gastronomia Tradicional: O Bolo de Noiva" em exposição no Museu Etnográfico

23:07


No âmbito do projeto semestral "Acesso às Coleções em Reservas", o Museu Etnográfico da Madeira (MEM) promove, a partir da próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, a Exposição "Gastronomia Tradicional: O bolo de noiva", tendo por objetivo valorizar e divulgar este saber-fazer, enquanto tradição secular da nossa gastronomia.

"Esta é uma tradição que importa recordar, reavivar e salvaguardar", realça a Secretaria Regional do Turismo e Cultura, numa nota enviada à comunicação social.

Trata-se de uma iniciativa que "valoriza" o património cultural imaterial da Região e que, simultaneamente, "aposta no seu maior conhecimento", quer junto da população residente, quer da visitante, que acorre a esta instituição.

O tradicional 'bolo de noiva', também designado por 'bolo da serra', ou 'bolo doce', é conhecido em toda a ilha, embora a sua origem seja incerta.

Várias referências comprovam a sua presença, em festividades distintas. Todavia, a maior parte das fontes bibliográficas fazem alusão à presença destes bolos, de confeção simples e com grande durabilidade, nos casamentos.

Estas oferendas simbolizariam, conforme expressa a tradição, a abundância, a partilha e a alegria que os noivos desejavam para a sua vida.

Segundo consta, os convidados recebiam esta oferenda após a cerimónia religiosa, na passagem do cortejo, na via pública ou na boda nupcial, como forma de agradecimento.

"Acresce dizer que esta exposição, patente ao público no átrio do referido museu até ao dia 17 de junho, é de entrada livre e decorrerá no período de funcionamento do mesmo", nota a SRTC.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top