A pêra da Ponta do Pargo é uma das selecionadas para integrar as 10 espécies da Madeira que estão inscritas no Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Frutícolas, informou hoje Humberto Vasconcelos, secretário regional da Agricultura e Pescas.
O governante esteve, esta manhã, na Festa do Pêro, na Ponta do Pargo, onde observou que tal resultado deve-se ao trabalho “muito grande” na Direção Regional da Agricultura no tratamento desta fruta.
"O nosso director regional, o engenheiro Paulo Santos e a sua equipa, tem feito um trabalho brilhante no tratamento do pêro e este ano, em 2017", explicou, justificando que além de ter sido acrescentado o pêro da Ponta do Pargo, também estava neste catálogo o de Domingos e a Maçã Berral.
"Este é um trabalho na preservação da espécie e da qualidade e no produto tradicional que é o nosso pêro da Ponta do Pargo", disse, agradecendo à equipa da Direção Regional pelo facto de ter 10 espécies no Catálogo Nacional de Varidades.
Humberto Vasconcelos deixou ainda uma palavra à Calheta, tendo em conta o facto de, nos últimos anos, o concelho ter tido "um desenvolvimento muito grande" a nível turístico e é o concelho "com mais alojamento local da Madeira".
Um trabalho que sido feito em conjunto com os “agricultores”, em que a “paisagem cuidada” trouxe rendimentos ao turismo na Calheta e tornou essa atividade “forte”.
“Este trabalho que tem sido feito é importante e o senhor presidente lançou um repto e isso vai ser uma realidade, porque o presidente do Governo Regional está empenhado em iniciar as obras para concluir esta via expresso, tendo dito isso na última reunião”, referiu.
A mensagem ficou também para o presidente da Casa do Povo da Ponta do Pargo, na medida em que o mesmo também contribuiu para a melhoria e dinamização da cultura naquela freguesia.
Fonte: JM-Madeira, edição on-line.
0 comentários:
Enviar um comentário