28 setembro 2017

Confraria decide sábado se passa a chamar-se Enogastronómica


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira reúne-se no próximo sábado, dia 30 de Setembro, em Assembleia-Geral para aprovação de contas e alteração do seu estatuto de Confraria Gastronómica para Confraria Enogastronómica.

Entretanto, a Academia já confirmou a sua presença no dia 21 de Outubro no Cantão de Neuchâtel (Suiça) no Capítulo da Confrérie des Compagnons du Gai–Mollet e no mesmo dia no Cantão de Vaud (Suiça) no Capítulo da Confrérie Potes-au–Feu.

No dia 4 de Novembro a Academia Madeirense participa na localidade de Pezinok (Eslováquia) no Capítulo da Európsky Vinársky Rytiersky Stav.

Confraria Enogastronómica em discussão


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira vai reunir-se no próximo sábado, 30 de setembro, em Assembleia Geral para aprovação de contas e alteração do seu estatuto de Confraria Gastronómica para Confraria Enogastronómica.

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira confirma também, em nota de imprensa, a sua presença no dia 21 de Outubro no Cantão de Neuchâtel (Suíça) no Capítulo da Confrérie des Compagnons du Gai-Mollet e no mesmo dia no Cantão de Vaud (Suíça), no Capítulo da Confrérie Potes-au-Feu.

No dia 4 de novembro a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participa na localidade de Pezinok (Eslováquia) no Capítulo da Európsky Vinársky Rytiersky Stav.

Fonte: JM-Madeira, edição on-line.

25 setembro 2017

Agricultores satisfeitos com a produção de pêros

XXVII Mostra Regional da Sidra levou muitos madeirenses ao Santo da Serra.

A produção de pêros este ano satisfaz os agricultores. A Mostra Regional da Sidra serviu para promover o produto e derivados. Foram às centenas as pessoas que visitaram no fim de semana o Santo da Serra.

24 setembro 2017

Mapa de Eventos - Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira informa aos seus confrades as datas e realização deste eventos e solicita a respectiva presença Nos mesmos, pois só assim conseguimos fazer a diferença.

Eventos da FPCG 2017
21 de Outubro – Iniciativa da FPCG
18 de Novembro - Assembleia Geral Ordinária Eventos da FPCG 2018
21 e 22 de Abril – Iniciativa da Federação
14 de Julho – Iniciativa da Federação


Capítulos das Confrarias Federadas - 2017
23 de Setembro – Confraria Gastronómica da Panela ao Lume
30 de Setembro – Confraria das Papas de S. Miguel
7 de Outubro - VII Grande Capítulo Confraria Gastronómica Carolos e Papas de Milho
7 de Outubro – Capítulo doa Confraria dos Gastrónomos da Região do Algarve
15 de Outubro – Confraria do Chícharo
22 de Outubro - XI Capítulo da Confraria do Bucho de Arganil - Lisboa
28 de Outubro – Real Confraria do Maranho
28 de Outubro – V Capítulo da Confraria da Castanha - Sernancelhe
4 de Novembro – Confraria das Tripas à moda do Porto
19 de Novembro - X Capítulo da Confraria do Medronho
25 de Novembro - Confraria Queirosiana
25 de Novembro – V Capítulo da Confraria da Marmelada de Odivelas
25 de Novembro - Cabido Geral de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo
1 de Dezembro – XV Capítulo da Confraria da Raça Arouquesa
2 de Dezembro - XVI Capitulo Confraria Nabos e Companhia
9 de Dezembro - XII Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo.

Outros Eventos – 2017 

22, 23 e 24 de Setembro - VI edição da Feira da Abóbora – Soza

23 de Setembro - Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã

30 de Setembro - Confraria da Água – Associação de Provadores de Água de Portugal

5 de Outubro - II Capítulo da Confraria dos Doces de Paranhos - Porto

7 e 8 de Outubro
- XI FESTIVAL GASTRONÓMICO DA ENGUIA - Confraria Gastronómica “O Moliceiro”

28 de Outubro - CASAZ- Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis 28 de Outubro - Confraria dos Enchidos

12 de Dezembro de 2017 - Jantar de Natal da CPCVS


Capítulos Confrarias Federadas 2018
13 de Janeiro – Confraria da Fogaça da Feira

20 de Janeiro – Confraria dos Sabores da Abóbora

3 de Março - Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e Batata à Racha

10 de Março – Confraria Gastronómica “As Saínhas” de Vagos

14 de Abril - XVII Capítulo da Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão 

28 de Abril - XV capitulo da Real Confraria da Cabra Velha 

27, 28, 29 e 30 de Abril - XVIII Capítulo da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira 

2 de Junho – Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Gandareses 16 de Junho - VII Capitulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar


Outros Eventos – 2018
7 de Abril - VI Capítulo da Confraria dos Amigos dos Negalhos e da Freguesia de Almalaguês

22 setembro 2017

Desfolha do Milho ao vivo no Parque Temático da Madeira, em Santana

No próximo Domingo, 24 de Setembro, as actividades tradicionais estarão em foco.

O Parque Temático da Madeira, situado em Santana, será palco da representação tradicional da desfolha do milho. Uma iniciativa que acontece no próximo domingo, dia 24 de Setembro, em parceria com a Associação Cultural Lírios do Norte.

Segundo António Trindade, a ideia é recriar a actividade de forma genuína, dado a conhecer aos visitantes o desfolhar do milho, envolvendo-os no típico ambiente de festa que juntava vizinhos.

“Nesta iniciativa, que não é apenas representativa mas que permite a participação dos visitantes do Parque Temático, será criado o gastalho que é feita de pau seco onde depois de desfolhado, o milho é colocado a secar ao sol”, refere António Trindade, salientando o facto do milho ser uma das culturas mais representativas do Concelho de Santana, com um processo bem enraizado junto da população local, nomeadamente na plantação, desfolha e embagamento. Estes dois últimos processos foram, durante muitos anos, atividades comunitárias, tendo por base, a inter-ajuda entre as pessoas.

“Esta representação é uma forma de dotar o Parque Temático de um vínculo cada vez mais efectivo à tradição e cultura, quer do concelho, quer da região”, diz Trindade, pretendendo, por outro lado, estimular o envolvimento de mais pessoas nas atividades no Parque, sejam turistas ou madeirenses.

“A desfolha do Milho é mais uma atividade do ciclo de representações etnográficas da Madeira e de Santana que o Parque Temático tem vindo a apostar como marca distintiva do espaço de turismo, que eleva a história e a cultura da Madeira em complemento com todas as outras atrações do Parque, nomeadamente as atividades de entretenimento e de lazer”.

Paralelamente a esta atividade esporádica, nesse mesmo dia, e como acontece todas as sextas e domingos, terá lugar a confecção tradicional do pão de santana numa cozinha tradicional a lenha, entre as 10h e as 14h. Uma atividade igualmente aberta à participação e envolvimento dos visitantes.

O Parque Temático da Madeira é um empreendimento sob tutela das Sociedades de Desenvolvimento que enaltece a história e a cultura da Madeira.

21 setembro 2017

Blandy’s no Top 100 mundial

Produtor madeirense está em destaque na Wine & Spirits.

Blandy’s - Madeira Wine Company está no Top 100 das adegas do mundo, na tabela lançada ontem pela revista especializada Wine & Spirits.

Um feito obtido pelo segundo ano consecutivo e que levou o administrador Chris Blandy a regozijar-se nas redes sociais. “Óptimas notícias”, referiu.

Este ranking internacional visa homenagear anualmente as 100 melhores adegas do mundo.

Fundada por John Blandy – o patriarca do ramo Madeirense da família – em 1811, a Blandy’s Madeira é uma empresa de vinhos familiar e ao longo de 200 anos, tem sido sinónimo de qualidade nos vinhos da Madeira.

20 setembro 2017

Garrafa de Vinho Madeira é arrematada por 6.650 euros em leilão internacional

Segundo os especialistas da Catawiki, este é um dos raros vinhos da produção vinícola das vinhas Terrantez do século XVIII ainda em circulação.

Uma garrafa de vinho Terrantez 1795 da Companhia Vinícola da Madeira foi recentemente leiloada por 6.650 euros na Catawiki (www.catawiki.pt), portal de leilões na Internet de mais rápido crescimento.

O Terrantez representa uma variedade de vinho da ilha portuguesa da Madeira em vias de extinção. “Conta-se que esta variedade tenha sido levada para o arquipélago vulcânico da Madeira pelos primeiros exploradores. No passado, alguns comentadores de vinhos sugeriram ainda que se tratava da mesma variedade do Folgasão, mas pesquisas ampelográficas modernas refutam essa teoria. A Terrantez é uma casta rara e, neste momento, encontra-se quase extinta, daí o elevado valor pelo qual esta garrafa foi leiloada”, explicam da parte da Catawiki.

Devido ao facto de as vinhas Terrantez produzirem pouca quantidade de uvas de elevada qualidade, o cultivo das videiras representa um investimento significativamente mais elevado do que as variedades mais resistentes e de elevado rendimento. Trata-se de uma vinha rara e de prestigio, onde é cada vez mais difícil encontrar-se edições vintage como a deste lote, daí ser muito procurada por colecionadores e investidores de vinhos.

Os vinhos da Madeira e vinhos do Porto representam duas das mais procuradas categorias de vinhos na plataforma de leilões da Catawiki e, nos últimos dois anos já foram arrematados em leilões mais de 6.500 vinhos que representam a identidade portuguesa.

Entre os vinhos portugueses em leilão atualmente podem-se encontrar algumas raridades como um Porto Niepoort de 1937, um Porto Messias de 1947, e uma garrafa de Vinho da Madeira Boal Solera de 1930. Todas as semanas, a Catawiki realiza leilões de Vinhos do Porto e Vinhos Doces, que incluem alguns dos mais raros exemplares procurados por colecionadores.


19 setembro 2017

Presenças da confraria madeirense na Suíça e França


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira marcou presença no Capítulo da Academie du Cep, na Suíça, e no Capítulo da Confrérie de Moustarde de Dijon, em França.

Estreito de Câmara de Lobos, 18 de Setembro de 2017.


A Academia Madeirense das Carnes/ Confraria Gastronómica da Madeira esteve presente, na Suíça, no dia 16 de setembro 2017 no XXIII Capítulo da Academia do Cep, em Russin, perto de Genebra, cujo capítulo está inserido nas festividades das festas das vindimas de Russim, sendo mesmo só depois do capítulo terminado que a confraria, acompanhada dos seus convidados e na companhia do presidente da Câmara, do presidente das Festas e a madrinha da Festa vão cortar a fita e declarar a festa aberta. 

No dia 17 de setembro esteve em França para participar no XX Capítulo da Confraria da Mostarda, que se realizou na cidade de Dijon. 











La Confrérie de la moutarde a défilé dans les rues de Dijon


Ce dimanche, malgré la pluie, la Confrérie de la moutarde a défilé dans le centre-ville de Dijon. Elle avait invité d'autre confréries, notamment celles de l'escargot, de la myrtille, venant de France, Suisse, ou encore de Belgique. Les costumes ont apporté une touche de couleur à la météo maussade.


Informação das confrarias gastronómicas asturianas na página oficial do Turismo das Astúrias


Sendo a Região Autónoma da Madeira a mais antiga região turística de Portugal, continuando a ser uma das mais importantes de Portugal e uma das mais antigas do mundo, possuidora de características muito próprias e específicas da área geográfica da qual faz parte e da cultura do seu povo, não deveria ter medo de copiar ou adoptar em certas circunstâncias alguns bons exemplos de outras regiões turísticas existentes em outras localidades e sempre sem colocar em perigo a identidade própria do seu povo e do destino turístico Madeira. 
Um desses exemplos a seguir seria o do Governo da Comunidade Autonómica do Principiado das Asturias em relação às Confrarias.

Gregório Julião da Silva Freitas
(Presidente da AMC/CGM 2000-2016)



"Informamos que ya se puede visionar la información de las Cofradías Gastronómicas Asturianas asociadas a FECOASTUR en la página web "TURISMO DE ASTURIAS" que edita el Gobierno del Principado de Asturias.

El enlace de la página es: https://www.turismoasturias.es/descubre/gastronomia/cofradias-gastronomicas.

Dado el número de visitas mensuales que recibe dicha página (5 millones) creemos que la inclusión de nuestras actividades en la misma puede ser un hito importante para darnos a conocer a un público muy variado e interesante."

18 setembro 2017

Confraria Gastronómica madeirense presente na Suíça e em França


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira esteve presente na Suíça no dia 16 de Setembro 2017 no XXIII Capítulo da Academie do Cepem Russin, perto de Genebra.



Este Capítulo está inserido nas festividades das festas das vindimas de Russim, sendo mesmo só depois do Capítulo terminado que a Confraria acompanhada dos seus convidados e na companhia do Presidente da Câmara, do Presidente das festas e da Madrinha da festa vão cortar a fita e declarar a festa aberta.



No dia seguinte, dia 17 de Setembro 2017, a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira esteve em França para participar no XX Capítulo da Confraria da Mostarda, que se realizou na Cidade de Dijon.

Fonte: Funchal Notícias

Madeira tem 10 pêras inscritas no Catálogo Nacional


A pêra da Ponta do Pargo é uma das selecionadas para integrar as 10 espécies da Madeira que estão inscritas no Catálogo Nacional de Variedades de Espécies Frutícolas, informou hoje Humberto Vasconcelos, secretário regional da Agricultura e Pescas.

O governante esteve, esta manhã, na Festa do Pêro, na Ponta do Pargo, onde observou que tal resultado deve-se ao trabalho “muito grande” na Direção Regional da Agricultura no tratamento desta fruta.

"O nosso director regional, o engenheiro Paulo Santos e a sua equipa, tem feito um trabalho brilhante no tratamento do pêro e este ano, em 2017", explicou, justificando que além de ter sido acrescentado o pêro da Ponta do Pargo, também estava neste catálogo o de Domingos e a Maçã Berral.

"Este é um trabalho na preservação da espécie e da qualidade e no produto tradicional que é o nosso pêro da Ponta do Pargo", disse, agradecendo à equipa da Direção Regional pelo facto de ter 10 espécies no Catálogo Nacional de Varidades.

Humberto Vasconcelos deixou ainda uma palavra à Calheta, tendo em conta o facto de, nos últimos anos, o concelho ter tido "um desenvolvimento muito grande" a nível turístico e é o concelho "com mais alojamento local da Madeira".

Um trabalho que sido feito em conjunto com os “agricultores”, em que a “paisagem cuidada” trouxe rendimentos ao turismo na Calheta e tornou essa atividade “forte”.

“Este trabalho que tem sido feito é importante e o senhor presidente lançou um repto e isso vai ser uma realidade, porque o presidente do Governo Regional está empenhado em iniciar as obras para concluir esta via expresso, tendo dito isso na última reunião”, referiu.

A mensagem ficou também para o presidente da Casa do Povo da Ponta do Pargo, na medida em que o mesmo também contribuiu para a melhoria e dinamização da cultura naquela freguesia.

14 setembro 2017

Rum de ouro 'ardente'

Engenhos do Norte arrecadam a terceira medalha de ouro em três anos.

A competição é destinada a todo o género de bebidas espirituosas, mas foi na categoria de runs agrícolas que o nome da Madeira foi ouvido e elevado no Chile, local onde se realizou o Concurso Mundial deste tipo de bebida alcóolica.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição impressa de 13 de Setembro de 2017.


12 setembro 2017

Herdade Agrícola "Casa Velha" recebe no dia 30 o encontro cultural gastronómico de Setembro


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira realiza o seu encontro cultural gastronómico do mês de Setembro no dia 30, com inicio as 13 horas, na Herdade Agrícola "Casa Velha", propriedade de Carlos Soares, vice-presidente da direção da AMC/CGM. Irá igualmente se realizar neste mesmo dia a Assembleia Geral para apresentação e votação das contas da confraria Madeirense.

Estreito de Câmara de Lobos, 12 de Setembro de 2017

08 setembro 2017

Juntos pelo Nabo ou pelos Rojões


Sabe o que é uma chicharada ou um butelo? E já provou uma batata à racha? Conheça as confrarias tradicionais, e as que divulgam produtos desconhecidos.

Primeiro a ideia. Será que a Confraria Nabos & Companhia conseguiria criar um produto que pusesse mais pessoas a gostar de nabo ou de grelos de nabo? "Andava aí a moda do gin e lembrámo-nos de criar uma bebida com nabo", conta à SÁBADO Fábio Ventura, grão-mestre desta organização gastronómica, sedeada na aldeia de Carapelhos, em Mira, distrito de Coimbra. Depois, seguiu-se o desenvolvimento do produto. "Com a ajuda de um dos confrades e de uma parceria com uma empresa local, Caves da Montanha, criámos o ginabo. Demorámos seis meses", conta o responsável pela associação que se dedica à promoção e divulgação destes vegetais.

Motivados pela experiência, apostaram, no ano seguinte, 2015, num gelado – de nabo, claro. E mais uma vez foram aplaudidos. "Quisemos mostrar que é possível inovar", diz o engenheiro mecânico, explicando que por enquanto os produtos não estão à venda no mercado – são consumidos em eventos do grupo constituído por 58 homens. 


Em Carapelhos, freguesia do concelho de Mira com 700 eleitores, 80% das pessoas depende directa ou indirectamente da cultura dos grelos de nabo. "O solo arenoso – estávamos a 7 km do mar – e o microclima tornaram possível esta cultura, que tradicionalmente era feita por mulheres." Em 1954, um jornal de Cantanhede contava que um só ajuntador (intermediário entre os agricultores e os vendedores) tinha reunido 500 mil molhos de grelos. 

A Confraria dos Nabos & Companhia, criada em 2000, é uma das 83 associações sem fins lucrativos, que pertencem à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FDCG) – haverá outras não filiadas. Numa altura em que não faltam restaurantes gourmet com pratos clean, as confrarias existem para fazer perdurar pratos e produtos tradicionais, como enchidos, doces ou queijos.

"Na década de 1980, surgiram as primeiras associações de defesa e promoção de produtos e pratos típicos portugueses", assegura Olga Cavaleiro, presidente da federação. Uma das percursoras foi a Confraria da Panela ao Lume, criada por Gonçalo dos Reis Torgal, em Guimarães. O grande boom, porém, aconteceu por volta do ano 2000, quando as confrarias se multiplicaram de norte a sul. "A gastronomia era vista como um produto complementar e não como um produto turístico estratégico, como é hoje", diz Olga Cavaleiro, sublinhando a importância do papel destas associações no desenvolvimento do País. 

No grupo das confrarias federadas há as que defendem produtos qualificados e reconhecidos, como a do Queijo da Serra da Estrela, dos Ovos Moles de Aveiro, da Carne Barrosã ou da Doçaria Conventual de Tentúgal, mas também as que recuperam pratos ou produtos esquecidos, como é o caso do Anho Assado com Arroz de Forno ou dos Rojões com Grelos e Batata à Racha. Outras empenham-se na valorização de produtos desvalorizados, como a tainha. 

Saiba mais na SÁBADO desta semana, que chegou às bancas a 31 de Agosto. 


Fonte: Revista SÁBADO.






06 setembro 2017

Estreito acolhe 40.ª edição da Festa das Vindimas


Na quinta-feira, pelas 16 horas, na Rua João Augusto de Ornelas, no centro da freguesia do Estreito, há a conferência de imprensa de apresentação da 40.ª edição da Festa das Vindimas.

Remonta a 1963 a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, onde participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas. Houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações.

Volvido meio século, é objectivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira. O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efectuar, no ano de 2014, o registo da marca ‘Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho’.

Na próxima edição das Festas da Vindima, que entre sexta e domingo, contempla um programa de actividades culturais, gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos.

Presença marcada para 9 de Junho de 2018 na Alemanha


  


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira agenda a sua presença em 9 de Junho de 2018 no Capítulo da "Bruderschaft Trou Normand von Kaiserlautern", que se realizará na cidade de Bad Duerkheim, no Estado Alemão de Renânia-Palatinado.

Estreito de Câmara de Lobos, 6 de Setembro de 2017.

05 setembro 2017

Confraria reivindica um lugar no Conselho Regional do Turismo


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira, numa nota de imprensa enviada à nossa redação, para dar conta de dois eventos em que vai participar, acaba por reivindicar um lugar no Conselho Regional do Turismo da Madeira.

Essa pretensão é justificada pela presença da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira em 269 eventos, desde 1 de janeiro de 2012 até à presente data “e em todos eles promovendo o destino turístico Madeira e a sua gastronomia e o ano de 2017 não teve ainda o termino”, diz a nota de imprensa.

"Será muito, o facto de a confraria da Madeira reivindicar um lugar no Conselho Regional do Turismo da Madeira?" remata a nota de imprensa.

Como exemplo dessa representação, está a presença da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira no XXIII Capítulo da Academie du Cep que se realiza no dia 16 durante as festas das vindimas na localidade de Russin no Cantão de Genebra, Suíça e no dia 17 de Setembro estará igualmente presente no Capítulo da Confrérie des Moutardes de Dijon, em França.

Fonte: JM-Madeira, edição online.


Nota:

A Confraria Gastronómica da Madeira foi criada no ano de 2000. As 269 deslocações relatadas são  do período compreendido de 1 de Janeiro de 2012 a 5 de Setembro de 2017.
Temos, no entanto, uma estimativa muito aproximada que a Confraria Gastronómica da Madeira participou em aproximadamente 440 eventos realizados fora da RAM, no período compreendido entre 30 de Abril de 2000 a 31 de Dezembro de 2011.

Confraria Gastronónimia da Madeira viaja até à Suíça e França


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira estará presente no XXIII capítulo da ‘Academie du Cep’, certame que se realiza no próximo dia 16 durante as festas das vindimas na localidade de Russin, no Cantão de Genebra, Suíça, prosseguindo a participação no dia 17 de Setembr, onde estará igualmente presente na ‘Confrérie des Moutardes’ em Dijon, França.

Tendo como referência o dia 1 de 2012 até à presente data, a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou em 269 eventos até ao momentos, todos eles realizados fora da Região Autónomo da Madeira e “em todos eles promovendo o destino turístico da Madeira e a sua gastronomia”, cita a confraria em comunicado enviado à imprensa.

Academia das Carnes participa em acções na Suíça e na França


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira divulgou que estará presente no XXIII Capítulo da Academie du Cep, que se realiza no próximo dia 16, durante as festas das vindimas na localidade de Russin, no Cantão de Genebra, Suíça. A academia gastronómica madeirense marcará também presença no dia 17 de Setembro no Capítulo da Confrérie des Moutardes de Dijon,em França.

Desde 2012 até a presente data 5 de Setembro de 2017, a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou em 269 eventos, todos eles realizados fora da Região Autónoma da Madeira e em todos eles promovendo o destino turístico Madeira e a sua gastronomia.

“Será muito, o facto de a confraria da Madeira reivindicar um lugar no Conselho Regional do Turismo da Madeira?”, interrogam-se os responsáveis desta agremiação.

Presenças agendadas em Setembro na Suíça e França


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira estará presente no XXIII Capítulo da Academie du Cep, que se realiza no dia 16, durante as Festas das Vindimas na localidade de Russin, no Cantão de Genebra, Suíça, e no dia 17 de Setembro estará igualmente presente no Capítulo da Confrérie des Moutardes de Dijon, em França.

Tendo como referencia o dia 1 de 2012 até a presente data, 5 de Setembro de 2017, a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou em 269 eventos, todos eles realizados fora da Região Autónomica da Madeira e em todos eles promovendo o destino turístico Madeira e a sua gastronomia. E o ano de 2017 não teve ainda o seu término.

Será muito, o facto de a Confraria da Madeira reivindicar um lugar no Conselho Regional do Turismo da Madeira?

Estreito de Câmara de Lobos, 5 de Setembro de 2017.

03 setembro 2017

Presença da AMC/CGM no XXII Capítulo da Confrérie du Peket de Namur et des ses Escargots


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira marcou presença no XXII Capítulo da Confrérie du Peket de Namur et des ses Escargots.

Estreito de Câmara de Lobos, 3 de Setembro de 2017


"Namur, sua confraria do Peket, seus caracóis, sua gastronomia e seu folclore. Foi um pouco de tudo isto que partilhamos e que vivemos no espaço de um fim-de-semana na cidade de Namur e com um programa muito aliciante do 22° Capítulo da Confraria do Peket et ses Escargots. 49 confrarias presentes, sobretudo da Bélgica, mas que contou também com a presença de uma confraria alemã, duas confrarias francesas e a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira, como sempre nestes eventos.
Falamos de gastronomia, cultura e tradicões da região que representa cada Confraria. Depois de um grande cortejo pelas ruas bem animadas desta cidade e acompanhados de uma banda de musica, seguiu-se o Capítulo na sua parte mais informal e que contou com a presença de algumas entidades políticas, entre elas a presidente da Câmara, a responsável do Turismo local e ainda o presidente das Confrarias Gastronómicas da Wallonie."

Lino de Jesus Dionisio













Com tecnologia do Blogger.

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top