15 fevereiro 2021

Saber beber: A juventude e o vinho

12:31


Os nossos colegas do Consulado da Eslovênia da Ordo Equestris Vini Europae (OEVE) escreveram este artigo que se concentra na comunicação para os jovens. Gostaríamos de agradecer! Pelo seu caráter inovador, parece-nos do interesse de todos os membros do F.I.C.B.

O Consulado da Eslovênia da Ordo Equestris Vini Europae (OEVE), considerou o F.I.C.B. conceito de SABER BEBER, e considera que a expansão do conhecimento sobre o vinho e da atitude cultural em relação ao vinho começa melhor com os jovens.

A fim de tornar mais fácil o contato com os jovens eslovenos, foi introduzida uma nova função de ‘’ Assessor (in) ’’. Prevê-se um jovem com formação regular adequada entre 18 e 30 anos de idade que estaria ativo nas redes sociais, no site do consulado, em reuniões relevantes e com a ajuda de outros meios de comunicação, de forma interativa e da forma mais direta possível para se comunicar com seus pares. Isso abriria tópicos atuais relacionados ao vinho, com os três seguintes conjuntos em primeiro plano:

- Atitude adequada dos jovens em relação à vinha e ao vinho

- Beber vinho de forma moderada e cultural e em combinação com comida

- Interesse pela preservação da viticultura e vinificação e da Eslovênia como país vitivinícola

Após uma análise cuidadosa, o Conselho do Consulado selecionou uma estudante Meta Frangež, a 23ª Rainha do Vinho da Eslovênia (para o ano de 2019). O Senado OEVE também a confirmou no mesmo ano.

https://www.tasteofadriatic.com/post/2019/01/16/crowining-of-the-wine-queen-of-slovenia

As primeiras atividades dirigidas aos jovens eslovenos no domínio do vinho foram lançadas com sucesso nas redes sociais em 2020. O conceito para 2021, para além dos três permanentes, prevê quatro conjuntos adicionais, um em cada trimestre do ano. Além do que foi escrito acima, Assessorin Meta Frangež também anunciará para jovens seguidores em outros eventos interessantes.

Assim, a Ordo Equestris Vini Europae e o Consulado da Eslovênia agregaram mais um projeto às suas atividades regulares. Há uma crença entre os detentores de projetos de que é um dos mais importantes. As gerações mais jovens precisam de estar cientes de que o vinho é uma bebida alcoólica muito especial, incomparável e historicamente relacionada, que está presente desde o nascimento até a morte em todos os momentos da vida privada e pública.

Assessorin Meta Frangež dirige sua página no Facebook: "Meta Frangež - Assessora da Ordo Equestris Vini Europae, onde escreve sobre temas atuais no campo da viticultura e vinificação, diversas atividades e eventos. De uma forma moderna e atualmente também a única possível, ela comunica-se com os jovens e convida-os a ler e aprender sobre vinhos, com conteúdos interessantes e instrutivos.O conteúdo educativo já atraiu quase 1000 seguidores (na sua maioria jovens) a seguir o site, e mais deles aderem a cada publicação que ela faz.

As mensagens estão relacionadas com eventos atuais nas adegas, vinhas ou no mundo do vinho em geral, por ex. a última postagem está relacionada à poda e diz o seguinte:

Meus queridos seguidores,

Estamos na época da poda da vinha, que marca o início de uma nova safra vitivinícola. Inverno significa 'tempo de descanso' apenas para a videira e não para o viticultor. Cada enólogo começa uma nova história com a poda e já faz o seu vinho com diferentes métodos de poda.

A videira é naturalmente uma trepadeira, que se desenvolveu de forma livre e irrestrita ao longo da história. Quando o homem percebeu sua utilidade, começou a cultivá-la, para que fosse mais fácil colher as uvas. Com o corte, ele o forçou a não crescer muito selvagem. Assim, ainda hoje, o homem harmoniza seu benefício com as exigências da videira por meio da poda.

A poda regula o rendimento e a carga da vinha, o que tem uma influência decisiva na qualidade das uvas e do vinho que pretendemos produzir. Em uma videira sobrecarregada, as uvas não amadurecem bem e a videira se esgota com o passar dos anos. Nas vinhas onde a carga é insuficiente, fica exposto um forte crescimento, o que atrasa o desenvolvimento e a maturação das uvas.

Por isso o corte correto e adequado é extremamente importante para a qualidade das próprias uvas e posteriormente do vinho. Mas isso é apenas o começo. Para chegar ao vinho de alta qualidade, é necessário trabalhar com diligência e consistência na vinha durante toda a temporada.

Vamos ser um modelo de atitude para com o vinho, pois nele se investem muito trabalho, esforço e conhecimento. O vinho não é apenas uma bebida, é algo mais do que isso. Que abra nossas emoções e segredos, que solte nossa linguagem, mas em um tom respeitoso e cultural.

OS JOVENS NA ATITUDE CULTURAL PARA O VINHO



Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top