08 julho 2017

O vinho da terra!

19:52

Muito se poderia dizer sobre o Vinho Madeira, um marco histórico e cultural madeirense, que viaja pelo mundo há séculos e transporta em si um pouco da história por onde passou.


O Vinho Madeira, um dos principais produtos regionais e um símbolo da Madeira em todo o mundo. É um vinho fortificado, com elevado teor alcoólico, produzido nas encostas e adegas da Ilha da Madeira, sob condições excepcionais.
A produção de vinho Madeira remonta quase à época da descoberta da ilha (1419). As primeiras castas foram introduzidas sob ordens do Infante D. Henrique. Mais tarde foram introduzidas outras castas, como a Tinta Negra, a Sercial, a Boal, a Verdelho e a Malvasia. Estas últimas quatro produzem vinhos de qualidade superior, em função das condições climatéricas e da composição dos solos.
A produção de vinho foi estimulada pela necessidade de abastecer os navios nas rotas do Atlântico para o Novo Mundo e para a Índia, e pela presença dos ingleses na ilha, que fizeram com que o vinho fosse conhecido em toda a Europa e América, tornando-se o vinho preferido em banquetes e mesas requintadas das cortes europeias e nas respectivas colónias. Foi com vinho da Madeira que em 4 de Julho de 1776 se brindou à independência dos Estados Unidos da América, provavelmente porque era o vinho de eleição do estadista Thomas Jefferson. Existem histórias curiosas sobre o vinho da Madeira em referências literárias desde o século XV, que ajudam a reforçar a aura de vinho especial em Inglaterra. Um caso conhecido é o da obra Henrique IV de William Shakespeare. Outro caso dá-se em 1478 e é o da condenação à morte de George de York, Duque de Clarence, irmão de Eduardo IV de Inglaterra.
Ainda em 2009, aquando da tomada de posse, Barack Obama brindou com Vinho Madeira.
Muito se poderia dizer sobre o Vinho Madeira, um marco histórico e cultural madeirense, que viaja pelo mundo há séculos e transporta em si um pouco da história por onde passou.
Nós, no The Small House, brindamos com muito orgulho, com Vinho Madeira. E para bom acompanhamento, hoje temos Noites de Verão, com a companhia dos Black Dog Blues Band.
Só bons motivos para contarmos com a sua visita!
(O Vinho Madeira é uma bebida alcoólica, pelo que aconselhamos o seu consumo de forma responsável e ponderada).
Para saber mais, siga-nos no Facebook, Instagram e TripAdvisor.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição on-line.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top