28 dezembro 2016

Initium Operum Fraternitatis MMXVII


"A defesa da dieta e gastronomia atlântica, a par da dieta e gastronomia mediterrânica, é uma mais-valia para a identidade plural de Portugal."

Sendo a dieta e gastronomia atlântica uma mais-valia para a promoção turística da Região Autónoma da Madeira e, ao mesmo tempo, uma afirmação da identidade cultural dos povos das Ilhas da Madeira e do Porto Santo à mesma muitas vezes não lhe tem sido dado o real valor.
Mais do que uma vez a Confraria Gastronómica da Madeira alertou a quem de direito para alguma falta de qualidade dos produtos apresentados na Placa Central da Avenida Arriaga na cidade do Funchal, durante os dias da "Festa". Infelizmente essa falta de qualidade repetiu-se em Dezembro de 2016.
Na 1ª Região Turística da Europa e uma das mais importantes de Portugal e visando a defesa da cultura do povo da Região Autónoma da Madeira, a gastronomia com memória (típica) deveria ser melhor difundida e não confundindo a gastronomia "estéril" (de produtos isolados, mesmo sendo de produção regional) com Gastronomia Madeirense.
Em Abril de 2016 foi eleita uma nova Direção da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira para o mandato 2016-2020, pondo termo às Direções muito personalizadas na minha pessoa. Passado este período estou solidário com a actual Direção e desejo grande sucesso à  mesma.
Subscrevo a realização de eventos gastronómicos de partilha organizados pelas Confrarias ou pela Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas. No entanto desde que estes só se realizem quando houver condições para os mesmos. Ou seja a existência de bons espaços, mesas, cadeiras e outros equipamentos e que não sejam realizados ao estilo "tudo ao molhe e fé na virgem".


Termino este artigo de opinião intitulado "Initium Operum Fraternitatis MMXVII" desejando em 2017 um melhor reconhecimento das autoridades da Madeira, sejam elas governativas ou autarcas,  pelo trabalho que esta Confraria realizou em prol da Madeira e da sua cultura durante os quase 17 anos da sua existência e que concerteza irá continuar a realizar no futuro.

Artigo de opinião da total responsabilidade de Gregório Julião da Silva de Freitas
Estreito de Câmara de Lobos, Janeiro de 2017. 

Academia Madeirense das Carnes pediu filiação na "International Federation of Wine Brotherhoods"


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira pediu a sua filiação como membro de pleno direito na "International Federation of Wine Brotherhoods / Federation Internationale des Confreries Bachiques", com sede no Museu do Vinho na cidade de Paris.
A candidatura da Confraria Madeirense será analisada a 28 de Janeiro, na Assembleia Geral que esta Federação realizará em Paris.
Fazem parte desta Federação as seguintes Confrarias Báquicas Portuguesas: 
> Confraria do Vinho do Porto.
> Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã.
> Confraria do Vinho Verde.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição on-line.

19 dezembro 2016

Presença agendada de 13 a 15 de Janeiro em Itália

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participa de 13 a 15 de Janeiro no XVIII Convívio (Capítulodella Congrega dei Radici e Fasioi, que se realiza na Cantina Conte Collalto della Princessa Isabella Collalto, na cidade de Susegana, que pertence à região de Vêneto e da Província de TrevisoItália

Estreito de Câmara de Lobos, 19 de Dezembro de 2016. 



18 dezembro 2016

Munus Mortem Porcus MMXVI


Fazendo uma pequena análise em termos confrádicos do ano de 2016 chego à conclusão de que este para a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira foi positivo. No entanto quero chamar a atenção para alguns factos que acho que devem serem salientados.
Embora reconhecendo a existência em Portugal de uma dieta e gastronomia atlântica a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas tem dificuldade em reconhecer a sua importância.
Congratulo-me com a criação do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, mas no entanto estou preocupado pelo facto de que a poucos dias do fim de 2016 ainda não saibamos qual a localidade onde será realizado o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, no último domingo do mês de Maio de 2017.
Passados 10 anos (2006-2016) o senhor carlos martin cosme continua a ter um comportamento obsessivo e doentio para com a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira.
Com a presença da AMC/CGM em 48 eventos confrádicos realizados fora da Região Autónoma da Madeira durante o ano de 2016, a sua presença na República do Chipre e na Inglaterra, o estabelecimento de contactos com as Ordens da Roménia, Moldávia, Macedónia, Finlândia e Áustria comprovam o bom estado de saúde da Confraria Madeirense.

Artigo de opinião da total responsabilidade de Gregório J.Silva Freitas
Dezembro de 2016, Estreito de Câmara de Lobos 

14 dezembro 2016

Presença no Capítulo da Confraria duChapon des Monts de Blond























Crónica escrita pelo nosso confrade Lino de Jesus Dionisio na sua presença na Suíça:

"Percorridos quase 800km, pela madrugada cheguei à aldeia de Blond na região de Haut Limousin, em França, que em tempo normal tem cerca de 600 habitantes mas que no espaço de um dia, e sempre neste fim-de-semana desde há 25 anos recebe cerca de 10 a 12 mil visitantes, numa que é uma das maiores feiras da região. Os comerciantes bem de madrugada montam as suas tendas para exporem os seus produtos regionais de muito boa qualidade, elaborados de maneira artesanal numa grande maioria. Os primeiros visitantes começaram a chegar e foram se apropriando dos espaços. Uns simplesmente vêm pelo ambiente de festa e outros para fazerem as suas previsões para o Natal onde os cheiros se misturam e o ambiente de festa relembram um pouco a 'Noite do Mercado' para os Madeirenses. 
É este também o espaço que escolheu a Confraria duChapon des Monts de Blond para festejar mais um Capítulo e isto pela 20.ª vez. 
O dia começou a surgir da penumbra da noite nesta aldeia rodeada de florestas, os cheiros dos produtos expostos que se misturavam aos da natureza húmida pelo sereno da noite e o fresco que se fez sentir convidava-nos a beber algo quente para nos aquecer um pouco, à maneira do nosso cacau nas madrugadas das Missas do Parto. No momento em que os comerciantes começaram a fazer as suas primeiras vendas os membros das 51 Confrarias inscritas começaram a chegar e foram encaminhados para o local onde está já preparado um pequeno-almoço bem à francesa e que começou a ser servido por volta das 8h00. Um pouco mais tarde, cerca de 9h30, as Confrarias foram chamadas uma a uma e prepararam-se para o desfile através das pequenas ruas da aldeia onde foram deambulando entre comerciantes, forasteiros e gente vinda de muito longe para comprar o que por lá dizem ser os melhores produtos da região. Eram 11h30 quando a parte mais oficial do Capítulo começou com os discursos oficiais das entidades políticas regionais e nacionais. De notar que uma equipa regional do canal de TV France3 esteve presente.
Se esta Confraria festeja o seu 20.°aniversário, foi a primeira vez que receberam uma confraria estrangeira o que para eles foi um grande orgulho, tendo os elogios e os agradecimentos enchido a boca dos discursantes. Os aplausos também foram muitos, o que me deu um certo orgulho e me provocou uma certa emoção, como também já tem vindo a ser habitual. Todas as Confrarias gostariam de ter a nossa presença num dos seus Capítulos. 

Com os novos membros já entronizados e a parte mais oficial terminada, cerca das 14h00, foi-nos servido uma refeição com base nos produtos regionais e sobretudo do produto do dia que é o Chapon (capão, galo capado), terminando com o bolo de aniversário.
Depois de tudo isto olhei para o relógio e já se aproximava das 18h00, hora em que tinha previsto o regresso. Fiz os quase 800km de volta a casa com o sentimento de uma vez mais ter representado o melhor da Confraria Gastronómica da Madeira mas também o nome Madeira, tanto como destino turístico mas também gastronómico. 

Aproveito a ocasião e isto porque acompanhei, no passado dia 8, à Função do Porco, proposta pela 
CGM ao público no Estreito de Câmara de Lobos, e também nos comentários pela parte de algumas pessoas que se dizem defensoras não sei bem do quê, para agradecer por preservarem esta tradição secular, a meu ver bem antes das luzinhas nas ruas do Funchal e que era sempre um dia de festa e que continua a ser. Quando tenho oportunidade de ir de férias nesta época ao Arco de São Jorge, de onde sou natural, participo juntamente com os meus familiares e amigos nesta função. 

Queria também mandar uma mensagem a esses tais defensores para saírem um pouco e verem o que se passa um pouco por outros países, com raízes bem aceites na preservação destes eventos (relembrando que também sou de acordo que deve ser feito com regras e com respeito pelo que se faz)."

Mapa de Eventos - 2017


Capítulos das Confrarias Federadas - 2017

14 de Janeiro – Confraria da Pateira
14 de Janeiro – Confraria da Fogaça da Feira
14 de Janeiro – Confraria da Carne Barrosã
21 de Janeiro – Confraria Gastronómica do Bacalhau
21 de Janeiro – Confraria dos Sabores da Abóbora
12 de Fevereiro – Confraria do Vinho de Lamas
25 de Fevereiro – Confraria do Bucho Raiano
11 de Março - IX Capítulo Confraria Gastronómica “As Saínhas” de Vagos
11 de Março – Confraria Gastronómica de Sever de Vouga
11 de Março – Confraria dos Rojões da Bairrada com Grelo e batata à racha
28, 29, 30 de Abril e 1 de maio – XVII Capítulo da Confraria Gastronómica da Madeira - Funchal
29 de Abril – Real Confraria da Cabra Velha
6 de Maio – Confraria Gastronómica da Amadora
20 de Maio - X Capítulo da Confraria Gastronómica Pinhal do Rei - Leiria 
17 de Junho - VI Capitulo Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar
24 de Junho - XIII Capítulo da Real Confraria do Maranho
29 de Julho – Confraria do Bodo
30 de Setembro – Confraria das Papas de S. Miguel
27 de Agosto - Real Confraria Gastronómica das Cebolas 
7 de Outubro - VII Grande Capítulo Confraria Gastronómica Carolos e Papas de Milho

Outros Eventos – 2017
18 de Março - Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu - Águeda
1 e 2 de Abril - IX Grande Capítulo da CONGROG - Confraria do Grog - Santo Antão - Cabo Verde.
22 de Abril - Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês
17 de Junho - Confraria da Sopa do Vidreiro

10 dezembro 2016

2016 marcado pela presença da AMC/CGM em muitos eventos


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou no ano de 2016 nos seguintes eventos:

Janeiro
Capítulo da Cofradia Amigos del Nabo de la Foz de Morcin - Espanha.
Cerimonia da Posse dos Órgãos Sociais da FPCG 2016-2018.
Capítulo da Confrérie Oenogastronomique des Vins AOC Orleans et Orleans - França.
Capítulo da Confraria do Bacalhau - Portugal.
Capítulo da Confraria do Javali - Portugal

Fevereiro
Capítulo da Confrérie de Saint Romain en Bordelais et Pays Libournais - França.

Março
Capítulo da Confrérie du Pain Saint Gregórie de Epicies Nicopolis - França.
Capítulo da Confraria Gastronómica do Sever do Vouga - Portugal.
Capítulo da Cofradia del Oriçu - Espanha.
Capítulo da Confrérie des Tripaphages de Châteurs-Gontier-Bazouges - França.
Capítulo da Confraria "Sainhas"de Vagos - Portugal.

Abril
Capítulo da Cofradia Amigos de les Fabes - Espanha.
Capítulo da Confraria das Almas Santas da Areosa e do Leitão - Portugal.

Maio
Capítulo da Cofradia del Arroz con Leche - Espanha.
Capítulo da Confraria Gastronómica do Mar - Portugal.
Capítulo da Confraria "Gastrónomos da Região de Lafões" - Portugal.
Capítulo da Confraria da Urtiga - Portugal.
Capítulo da Grand Ordre du Trou Normanddes Calvados, Cidres et Pommeau - Suíça.
Capítulo da Confraria Gastronómica da Amadora - Portugal.
Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa - Portugal.

Junho
Capítulo da Confraria Gastronómica da Gândara "Sabores e Saberes Gândareses" - Portugal.
Capítulo da Confraria Gastronómica do Arroz de Aba de Cinfães - Portugal.
Capítulo da Conférie du Bietrume e de Blanche de Namur Belgica
Capítulo da Confraria Gastronómica "O Moliceiro" - Portugal.
Capítulo da Confraria Camoniana - Portugal.
Capítulo da Confraria do Mel - Portugal.
Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar - Portugal.
Capítulo da Confraria Gastronómica da Maça - Portugal.
Capítulo da Confraria da Broa de Avintes - Portugal.

Julho
Capítulo da Confrérie "Maitres Gourmands du Queyran - França.
Capítulo da Confraria da Broa da Ança - Portugal.
Capítulo da Confraria do Anho Assado com Arroz do Forno - Portugal.

Agosto
Capítulo do Serenisimo Capítulo del Albariño - Espanha.
Capítulo da Cofradia Viños do Condado do Tea - Espanha.
Capítulo da Confraria Gastronómica das Cebolas - Portugal.

Setembro
Capítulo da Academie du Cep - Suíça.
Capítulo da Antico Ordine dei Cavalieri di Adelasia Itália.

Outubro
Capítulo da Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil - Portugal.
Capítulo da Cofradia del Desarme - Espanha.
Capítulo da Ordre de Channe - Suíça.

Novembro
Encontro de Confraria em Santarém - Portugal.
Capítulo da Confrérie "Couseniere de Bourgogne" - França.
Capítulo da Wine Guild of the United Kingdon - Inglaterra.
Capítulo da Association of Europaen Wine Kinghts Cosmopolit Cyprus - Chipre.
Capítulo da Arciconfraternita del Chinotto - Itália
Capítulo da Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa - Portugal.

Dezembro
Capítulo da Confraria Nabos e Companhia - Portugal.
Capítulo da Confrérie du Chapon des Monts de Blond - França.

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira irá iniciar em 2017 as suas actividades já em Janeiro com a presença de confrades da Madeira em eventos confrádicos que se realizam nas Astúrias, Veneza e Córsega.

Estreito de Câmara de Lobos, 10 de Dezembro de 2016.

09 dezembro 2016

Matança do porco marca início da quadra de Natal na Madeira




Um dos costumes madeirenses passa pela matança do porco no feriado da Imaculada Conceição, como início da quadra natalícia. De forma mais moderna, cumpriu-se a antiga tradição. 

Veja aqui a reportagem do 'Jornal da Uma' da TVI





Câmara de Lobos continua a manter viva a tradição. 

A tradição da matança do porco levou muitas pessoas ao Estreito de Câmara de Lobos. A iniciativa foi da Confraria Gastronómica da Madeira. 

Visualize aqui a reportagem do Telejornal Madeira


"Luta pela defesa das tradições e da sua gastronomia"

Entrevista | Alcides Nóbrega - Presidente da Confraria Gastronómica da Madeira

Com o propósito de manter viva a tradição de um dos preparativos que marcam o início da Festa, a função da morte do porco, a Confraria Gastronómica da Madeira promoveu ontem a matança do porco. Acontecimento público realizado ontem de manhã no salão paroquial da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos.
À semelhança de anos passados, o animal foi insensibilizado antes da morte/degolação de forma a minimizar a dor sentida, confirme exige a legislação vigente.

Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição impressa de 9 de Dezembro de 2016.

08 dezembro 2016

Agenda noticiosa de quinta-feira, feriado em nome da Imaculada Conceição


‘A Mãe Biológica de Marilyn Monroe’ estreia no Centro de Congressos
O espectáculo de teatro vai estar em cena no Centro de Congressos do Casino da Madeira até 10 de Dezembro. Os bilhetes custam 15 euros para o público em geral e 12 para os assinantes do DIÁRIO.

Inauguração da ‘Aldeia Natal’ no Funchal com visita do ‘Pai Natal’
A iniciativa da câmara do Funchal e da ACIF vai ser inaugurada na Praça do Município do Funchal pelas 16 horas. Trata-se de um espaço de entretenimento dedicado aos mais novos que irá desempenhar actividades durante toda a época natalícia. Por volta das 16 horas, o ‘Pai Natal’ irá fazer uma visita à Praça do Município, um espaço que irá estar repleto de diversas actividades natalícias dedicadas aos mais pequenos.

Abertura do presépio no Parque Temático nesta quinta-feira
O Parque Temático, em Santana, irá abrir ao público, pelas 10 horas, o presépio tradicional em ‘escadinha’. A iniciativa, que marca o início dos festejos natalícios, irá ter outras actividades a decorrer como exposições e espectáculos de Natal.

Confraria Gastronómica da Madeira mantém a tradicional ‘Matança do Porco’
A ‘Matança do Porco’ será realizada na quinta-feira, pelas 10h no salão paroquial da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos. O evento é aberto ao público em geral mas sujeito ao pagamento de entrada com direito a refeição.

Corpo Nacional de Escutas da Madeira celebra 88.º aniversário
A Junta Regional da Madeira do Corpo Nacional de Escutas organiza nesta quinta-feira, uma série de actividades comemorativas do 88.º aniversário. O presidente do Governo Regional, assim como o secretário regional de Educação irão marcar presença na eucaristia e formatura-geral.

Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santana comemora 32 anos
Nesta quinta-feira, dia 8 de Dezembro, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Santana comemora o 32.º aniversário com um programa que se inicia às 11 horas da manhã. No mesmo dia também se celebra o 27.º aniversário do Corpo dos Bombeiros Voluntários.

Almoço de Natal do PS na Encumeada
O PS-Madeira realiza nesta quinta-feira, dia 8 de Dezembro, o seu almoço de Natal, a partir das 13 horas, no Hotel Encumeada. As intervenções políticas serão efectuadas, às 14 horas, pelo presidente Carlos Pereira, pelo líder da JS-Madeira e pela dirigente do Departamento Regional das Mulheres Socialistas, Mafalda Gonçalves.

‘Pai Natal’ visita Câmara de Lobos nesta quinta-feira
A figura natalícia, acompanhada pelos seus duendes, vai chegar à Praça da Autonomia, em Câmara de Lobos, às 11h30 da manhã. A autarquia instalou vários elementos decorativos alusivos à época festiva que agora se inicia, nomeadamente a ‘Casa do Pai Natal’ e outros elementos dirigidos às crianças, onde são recriadas cenas alusivas ao imaginário natalício infantil.

Machico abre presépio ao público
Pelas 17h30 desta quinta-feira irá decorrer a abertura do presépio de Machico no Largo da Igreja. Na abertura irá haver a actuação de alguns grupos musicais que irão animar a praça central.

Albuquerque presente no jantar do 106.º aniversário do Nacional

Jantar Comemorativo do 106º Aniversário do C.D. Nacional irá decorrer por volta das 20 horas no Pestana Casino Park.


Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição on-line.

07 dezembro 2016

Confraria Gastronómica da Madeira mantém viva a ‘Matança do Porco’

É um tema controverso, mas que a Confraria Gastronómica da Madeira mantém uma posição firme: a ‘Matança do Porco’ é uma tradição que se deve manter viva.
“A par com diversas famílias madeirenses a Confraria Gastronómica da Madeira mantém vivo um dos preparativos iniciais da ‘Festa’, a função da morte do Porco”, explica a institutição em nota à imprensa.
A tradição será reeditada amanhã, dia 8 de dezembro, pelas 10 horas, no salão paroquial da igreja do Estreito de Câmara de Lobos. O evento é aberto ao público em geral, mas sujeito ao pagamento de entrada com direito a refeição.
Ainda assim, esta associação esclarece que “à semelhança de anos transactos, o animal será insensibilizado antes da morte/degolação de forma a minimizar a dor sentida por este conforme exigi a legislação vigente”, explica a Confraria Gastronómica da Madeira
“A matança do porco e a confecção da carne vinho d’alhos, o bolo e as broas de mel, os licores, o presépio e as luzes são referências desta ‘Festa’, que testemunha a forma como os madeirenses ao longo de vários séculos têm assinalado o Natal”, conclui.

Confraria Gastronómica da Madeira mantém a tradicional “Matança do Porco”


A par com diversas famílias madeirenses a Confraria Gastronómica da Madeira mantém vivo um dos preparativos iniciais da “Festa”, a função da morte do Porco. Esta será realizada no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 10 horas, no salão paroquial da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos. O evento é aberto ao público em geral mas sujeito ao pagamento de entrada com direito a refeição. Esta associação esclarece que a semelhança de anos transatos, o animal será insensibilizado antes da morte/degolação de forma a minimizar a dor sentida por este conforme exige a legislação vigente.
A matança do porco e a confeção da carne vinho d'alhos, o bolo e as broas de mel, os licores, o presépio e as luzes são referências desta "Festa", que testemunha a forma como os madeirenses ao longo de vários séculos têm assinalado o Natal. 

Márcio Ribeiro
Secretário Geral

06 dezembro 2016

Presença em Mira no XV Capítulo da Confraria dos Nabos e Companhia

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronomica da Madeira esteve presente no XV Capítulo da Confraria dos Nabos e Companhia, no passado dia 3 de Dezembro, em Mira.

Estreito de Câmara de Lobos, 6 de Dezembro de 2016.





Presença agendada a 11 de Dezembro no XX Capítulo da Confrérie du Chapon des Monts de Blond


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira informa de que estará presente no dia 11 de Dezembro na região francesa de Limousin, onde participará no XX Capítulo da Confrérie du Chapon des Monts de Blond.

Estreito de Câmara de Lobos, 6 de Dezembro de 2016.

04 dezembro 2016

Intercâmbio estabelecido com confraria romena



A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira, defensora da herança cultural, gastronómica e báquica da Região Autónoma da Madeira e do intercâmbio nacional e internacional tem o prazer de informar de que estabeleceu relações de amizade e de intercâmbio com a "Ordinul Cavalerilor Vinului European", com sede em Bucareste, na Roménia.

Estreito de Câmara de Lobos, 5 de Dezembro de 2016. 


Relações de amizade aprofundadas com confrarias finlandesas


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira, embora sendo uma confraria profundamente regionalista, defensora da dieta e da gastronomia atlântica, esse facto não a impossibilita de defender e promover os contactos com outras confrarias sejam elas nacionais ou internacionais.
Embora já tendo contactos com a confraria da Finlândia "Viiniritarien Veljeskunta", da cidade de Tampere, a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira aprofundou as suas relações de amizade com a Finlândia ao estabelecer contactos com a Confraria "Tornin Ritarit-Veljeskunta", da cidade de Helsínquia.

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira informa, que ao contrário do que foi confirmado, por razões de mau tempo no continente português, no dia 3 de Dezembro o nosso confrade Alcides Nóbrega, que já se encontrava em Lisboa, não pôde deslocar-se a Mira para participar no Capítulo da Confraria Nabos e Companhia.

Estreito de Câmara de Lobos, 5 de Dezembro de 2016.


Com tecnologia do Blogger.

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top