31 julho 2015

Madeirenses em festa tradicional em New Bedford

10:49


É na realidade uma tentativa dos Emigrantes Madeirenses nos Estados Unidos da América transmitir aos seus descendentes e aos Americanos parte da cultura. Não na qualidade de presidente da AMC/CGM mas como simples visitante do evento, em 1981, dou os meus parabéns aos organizadores deste evento e faço votos para que seja possível a presença da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira no próximo evento, a acontecer em 2016. 

Gregório J.S.Freitas - Confrade Fundador.



Madeirenses em festa tradicional em New Bedford
Há 101 anos que a Festa do Santíssimo Sacramento Madeirense junta dezenas de milhar. Este ano esperam-se 100 mil

A 101.ª Festa do Santíssimo Sacramento Madeirense de New Bedford, em Massachusetts, começa hoje e acontece até domingo e deve juntar 100 mil pessoas na maior celebração portuguesa nos Estados Unidos.
Durante quatro dias, os visitantes vão poder assistir a concertos de música, espetáculos de dança e experimentar pratos portugueses.
O festival acontece no Campo Madeira, o mesmo recinto que acolhe o festival há vários anos e que está completo com um grande churrasco, uma latada e uma réplica de uma casa de Santana, para recriar o ambiente madeirense.
Fazem parte do programa 32 artistas e grupos musicais, entre os quais os Candlebox, Trent Tomlinson, Kristen Merlin, D'Alma e Jorge Ferreira.
Nos restaurantes, serão servidos pratos tradicionais madeirenses como carne de espeto e atum frito.
Outros eventos vão acontecer no Museu de Herança Madeirense, o único espaço do género nos Estados Unidos e que acolhe uma grande coleção de fotografias, documentos e outros artefactos que contam a história de imigração madeirense no país.
A festa termina no domingo com uma grande parada, que reúne mais de 40 organizações.
Com as receitas da festa, os organizadores atribuem todos os anos dezenas de bolsas de estudo, no valor de mil dólares cada uma, mas este ano vão atribuir um número recorde de bolsas.
"Este ano vamos poder oferecer 41 mil dólares em bolsas de estudo. Isto é uma forma de retribuir à comunidade o apoio que nos tem dado", disse Nelson de Gouveia, o presidente desta edição da festa.
Durante as celebrações, vão estar presentes alguns jogadores dos New England Revolution, o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, e o programa Atlântida da RTP Madeira, que será gravado no local.
A festa do Santíssimo Sacramento Madeirense aconteceu pela primeira vez em 1915, por iniciativa de um grupo de madeirenses, e desde então tornou-se a maior festa portuguesa no país, um dos maiores festivais étnicos na Nova Inglaterra e uma das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional. 
Fonte: Diário de Notícias da Madeira c/ LUSA.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top