08 junho 2015

Produtos da Madeira premiados na Feira Nacional de Agricultura

12:29


Decorreu ontem a entrega de prémios dos concursos que o Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) realiza todos os anos em parceria com a Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (Qualifica), com o objetivo de premiar, promover, valorizar e divulgar os produtos portugueses, em particular os que usam ingredientes tradicionais.
A este propósito, de referir que o bolo de mel de cana da Madeira da empresa Virtudes do Atlântico, Lda. (3 Corações) ganhou a medalha de ouro na categoria Bolo com Mel de Cana do 4.º Concurso Nacional de Doçaria Conventual Portuguesa, tendo arrecadado igualmente a medalha de ouro no 4.º Concurso Nacional de Pães, Broas, Folares e Bôlas e Tradicionais Portugueses, na categoria Pão com Passas e Nozes, com o seu pão "Bolo de Noiva" da Ponta de Sol.
Ainda no mesmo concurso, a Sociedade de Padarias do Monte, SA ganhou a medalha de ouro com o pão de Casa da Madeira, na categoria Pão de Trigo com Batata-doce.
No 4.º Concurso Nacional de Licores Conventuais e Tradicionais Portugueses, o Engenho Novo da Madeira foi mais uma vez premiado, tendo recebido, na categoria Licores à base de Rum, a medalha de ouro com o licor de Rum com Laranja. Já os licores de Rum com Mel de Abelhas, Rum com Café e Tim Tam Tum receberam, ex-aequo, a medalha de prata. Na categoria de Licor de Ervas, é a Fábrica da Igreja dos Prazeres que está de parabéns, já que o seu Licor do Padre Nóbrega recebeu a medalha de ouro, tendo recebido ainda a medalha de ouro com o Vinagre de Sidra com Ervas Aromáticas, na categoria Vinagres Aromatizados, e a medalha de prata com o vinagre de Sidra com Rosas, na categoria de Vinagres de Fruta, no 2.º Concurso Nacional de Vinagres de Vinho e outros Vinagres Tradicionais Portugueses.
Finalmente, e no 2.º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos Tradicionais Portugueses, o Pimentão Doce em Vinagre de Sidra com Rosas da Fábrica da Igreja dos Prazeres recebeu a medalha de ouro, na Categoria de Condimentos à base de Pimento.
"Distinções que são, sem dúvida, motivo de congratulação e orgulho para estas empresas que ostentam a marca "Produto da Madeira" e o reconhecimento da aposta na inovação e na qualidade dos produtos comercializados", refere a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas.
Ainda no dia de ontem, os vinhos de mesa madeirenses estiveram em destaque no pavilhão da Madeira, com os muitos visitantes a terem a oportunidade de provar os vinhos em exposição na Feira, mais exatamente os vinhos Beijo, Palmeira e Voltas, Seiçal, Terras de Fogo e Xavelhas, registando-se ainda a presença do produtor do vinho Terras do Avô na ação de degustação, dando a conhecer as características do seu vinho.
De referir ainda a visita do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Alexandre Vieira e Brito, "que ficou agradavelmente surpreendido com a diversidade e qualidade dos produtos agraolimentares madeirenses".
A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, está presente na 52.ª Feira Nacional de Agricultura, promovendo e divulgando os mais característicos e os mais inovadores produtos agroalimentares regionais.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, 8 de Junho de 2015.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top