01 agosto 2021

Confraria Enogastronómica da Madeira reuniu-se em Câmara de Lobos

10:58



A Confraria Enogastronómica da Madeira reuniu-se, este sábado, na renovada sala de provas do produtor de vinhos Octávio Ferraz, em Câmara de Lobos.

O encontro teve como convidada especial a apresentadora do programa "Verão cá dentro" Catarina Fernandes, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelos confrades, que levam o nome da Madeira mais além ao divulgar os nossos saberes pelo mundo à fora.

Neste convívio, a direção anunciou também que que a confraria visitará a República Checa pela primeira para participar num capítulo da ORDO EQUESTRIS VINI EUROPAE (OEVE) - Konzulat Czech Republic, que decorrerá no final de agosto na cidade de Mikulov.

Alcides Nóbrega, presidente da confraria, mais relembrou o reagendamento do ‘Grande Capítulo’ para 1 a 4 de outubro de 2021, em virtude da coincidência com o ato eleitoral.

De apontar que as vinhas de Octávio Ferraz estão numa encosta Ribeira dos Socorridos, no sítio da Palmeira e Voltas. A propriedade pertence à família, há 3 gerações. Em 1999, fundou a empresa e iniciou a plantação de novos vinhedos, com as castas brancas Verdelho, Malvasia Fina e Arnsburger, e as castas tintas Aragonês, Merlot e Syrah. Em 2005, apresentou o "Palmeira e Voltas", o seu vinho branco, e volvidos dois anos deu a conhecer o seu tinto, o "Xavelha". Já em 2014, seguindo novas tendências faz o lançamento do "Xavelha" rosé.

De salientar a qualidade destes vinhos, nomeadamente o Xavelha de 2011, classificado com 17 valores e o Palmeira e Voltas de 16,5 numa prova cega em vinhos de gama alta realizada pela conceituada revista Vinhos para a edição de dezembro 2020. Motivos mais do que sobra para uma visita.

Fonte: JM-Madeira













Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top