29 fevereiro 2020

CEM presente na Assembleia Geral da FICB


A CEM – Confraria Enogastronómica da Madeira esteve na Assembleia Geral da FICB - Federação Internacional das Confrarias Báquicas, que decorreu no passado dia 22 de Fevereiro de 2020, em Paris, junto ao Museu do Vinho, que alberga a sede da organização.

Com esta presença a CEM oficializou a integração na FICB, sendo felicitada quer pelo presidente, quer por representantes de diversas confrarias, pelo trabalho desenvolvido desde a primeira candidatura em 2018 até a data, nomeadamente a adequação dos seus estatutos e participação em eventos de relevância do movimento internacional de confrarias báquicas.

No decorrer da referida assembleia geral foram aprovadas por unanimidade as contas do ano transato, com um voto de congratulação pela forma profissional e harmoniosa que decorreu o 1º Desafio Internacional de Provas da FICB, realizado em junho passado na Finlândia, pelos Cavaleiros do Vinho e da Vinha desse país. Um sucesso que deixou boas perspetivas para as próximas edições e manuais para a realização de competições similares nas localidades/regiões das confrarias.

Nas ações a desenvolver nos próximos anos, a que destacar:

- apresentação do 51º Congresso Internacional da FICB que irá decorrer em Itália, na região de Pietmont, de 4 a 7 de junho de 2020, co-organizado pela Ordine dei Cavalieri del Tartufo e dei Vini di Alba. Alan Bryden, presidente da FICB, felicitou a organização por a data ter praticamente esgotado as inscrições, incluindo a participação de delegações de 33 associados;

- apresentação do 2º Desafio Internacional de Provas da FICB, reagendado para a Hungria devido aos problemas internos em Hong Kong, será nas regiões de Eger e Tokay pelas mãos da confraria Order of the Ladies of Pannonia de 3 a 9 de junho de 2021;

- apresentação pela FPCB – Federação Portuguesa de Confrarias Báquicas do programa para 52º Congresso Internacional da FICB que irá decorrer em Portugal, na região do Porto, de 27 a 31 de maio de 2022, co-organizado pela FPCB, Confraria Vinho do Porto e Confraria do Vinho Verde;

- “Jornada de Descoberta do Vinho da FICB” - abertura das candidaturas a este novo tipo de evento com a chancela da federação, que tem o intuito de dar a conhecer uma região vinícola num passeio organizado para 50 pessoas no máximo (um autocarro), com uma logística simples e que irá potenciar uma maior participação dos associados. Para já com periocidade anual e preferencialmente em outono.
A CEM - Confraria Enogastronómica da Madeira e as confrarias da Eslovénia e da Suiça já manifestaram a sua intenção de organizar a primeira edição, que irá decorrer em 2021. Neste sentido já estão agendadas diversas reuniões na Madeira, em abril, durante a visita de Alan Bryden, presidente da FICB.

FICB - Federação Internacional das Confrarias Báquicas é uma associação sem fins lucrativos criada em Paris, em 1961, com o objetivo de congregar promover e divulgar confrarias de báquicas de diversos países ou regiões, dando a conhecer as suas tradições e boas práticas na cultura da vinha e do vinho. No presente a FICB conta com mais meia centena de confrarias báquicas de 20 países de diferentes continentes.   

A fim de alcançar os seus objetivos a FICB disponibiliza o site http://www.winebrotherhoods.org/ em inglês e francês com apresentação dos seus associados e diversos materiais de apoio em diversas línguas, promove congressos e concursos mundiais a cada dois anos e brevemente jornadas de descoberta de uma região vinícola, entre outras ações.

18 fevereiro 2020

Casablanca accueille en mars son premier Festival International de la Gastronomie


"La première édition du Festival International de la Gastronomie se tient du 6 au 8 mars à Casablanca autour de la thématique « La gastronomie, levier de développement en Afrique ».


Bien plus qu’une fête des papilles, cet événement, premier du genre dans la ville, se veut aussi et surtout une invitation à la découverte et à la valorisation du Maroc et de son patrimoine à travers l’art culinaire. »De par le monde, la gastronomie représente aujourd’hui un véritable levier d’attraction touristique, et nous misons sur la richesse de notre patrimoine et sur la créativité des chefs et professionnels invités, afin de promouvoir ce secteur encore sous-exploitée au Maroc », confie Siham El Faydi, fondatrice du festival.
Et en plus du public casaoui, et des restaurateurs engagés pour cette cause, les organisateurs comptent aussi sur l’implication et la sensibilisation des opérateurs touristiques, publics et privés, afin de penser à concevoir des offres orientées sur le tourisme gastronomique.
L’économie solidaire, au Maroc et en Afrique, ne sera pas en reste ! Et ce à la faveur d’une programmation mettant en exergue les produits du terroir qui en plus d’être exposés, seront incorporés aux recettes des chefs nationaux et internationaux pour des découvertes et dégustations savoureuses."

CEM integra Federação Internacional em Paris


A CEM – Confraria Enogastronómica da Madeira integra oficialmente a FICB - Federação Internacional das Confrarias Báquicas no próximo sábado, 22 de fevereiro, marcando presença na Assembleia Geral que se realiza em Paris.

Esta conquista é fruto do trabalho dos últimos anos, com redefinição de estatutos e um forte investimento na participação em eventos internacionais de confrarias dedicadas a cultura vitivinícola, com particular relevância a presença no 1º Concurso Internacional de Provas da FICB, realizado em junho passado na Finlândia.

Com esta integração, a CEM diz que se abrem "novos canais de comunicação a nível mundial e a possibilidade de realização de ações conjuntas com a federação internacional, nomeadamente congressos e concursos internacionais, estando de momento em estudo a realização de uma "Jornada de Descoberta", um pacote visitação da Rota dos Vinhos da Madeira com a chancela da FICB".
A Confraria Enogastronómica da Madeira já garantiu também a presença, pela primeira vez na Região, de Alan Bryden, presidente da FICB, durante as comemorações do seu vigésimo aniversário que terá lugar entre 24 a 27 de abril no âmbito do seu XX Grande Capítulo, onde são esperados cerca de 200 confrades de diferentes partes do mundo.

Na imprensa: JM-Madeira

Madeira representada na Essência do Vinho 2020


O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), em articulação com as empresas do sector, vai promover, entre esta quinta-feira e domingo (20 a 23 de fevereiro) os vinhos tranquilos da Região, durante a Essência do Vinho 2020.

Este certame, que terá lugar no Palácio da Bolsa, na cidade do Porto, é uma das mais importantes feiras vínicas realizadas em Portugal e destina-se a profissionais do sector e público em geral, contando com a presença de cerca 400 produtores de vinho nacionais e estrangeiros.

A Região Demarcada da Madeira estará representada com um stand dedicado aos Vinhos DOP Madeirense, estando em prova vinhos brancos, tintos e rosés das empresas Octávio Ascensão Ferraz e Seixal Wines – Terras do Avô.

Para além desta representação, logo no dia de abertura do evento, pelas 18 horas, decorrerá um ‘Masterclass’ de Vinho Madeira, intitulado ‘Madeira - the legacy of a unique wine’, que será ministrado por Rubina Vieira, técnica superior do IVBAM que dará a conhecer em prova vinhos de oito empresas produtoras: Henriques & Henriques, Vinhos, H. M. Borges, Justino’s – Madeira Wines, J. Faria & Filhos, Madeira Wine Company, CAF – Madeira Vintners, Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.

De salientar que, na edição anterior, em 2019, a Essência do Vinho contou com mais de 20.000 visitantes, sendo que cerca de 30% eram estrangeiros, para além da presença de cerca de 70 importadores e líderes de opinião de cerca de14 mercados externos, o que comprova ser esta feira, um bom veículo para promoção e divulgação dos Vinhos da Madeira, não só para o mercado continental, mas também para outros mercados.

Registe-se ainda que a participação nestas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.

Fonte: JM-Madeira

13 fevereiro 2020

Enoturismo ganha terreno nas regiões portuguesas

O sector do vinho traz mais de 2 milhões de visitantes a Portugal. 

Entrevista a José Arruda, da Associação de Municípios do Vinho. 


Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição impressa de 12 de Fevereiro de 2020.

Encontro de Fevereiro na Estalagem "Engenho Velho"


O encontro enogastronómico de Fevereiro da Confraria Enogastronómica da Madeira realiza-se no dia 29, no Restaurante da Estalagem "Engenho Velho", na freguesia do Arco da Calheta, no Município da Calheta.

Estreito de Câmara de Lobos, 13 de Fevereiro de 2020.

10 fevereiro 2020

Participação no XIV Capítulo da Confraria do Vinho de Lamas


A Confraria Enogastronómica da Madeira participou no XIV Capítulo da Confraria do Vinho de Lamas que teve lugar na Freguesia de Lamas, no Município de Miranda do Corvo, em 9 de Fevereiro.

Estreito de Câmara de Lobos, 10 de Fevereiro de 2020.










 














Com tecnologia do Blogger.

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top