30 março 2019

CEM estuda possibilidade de deslocação à Ilha de Creta


A Confraria Enogastronómica da Madeira estuda a possibilidade em se deslocar no ano de 2020 à ilha de Creta (Grécia), a convite de uma associação cretense.

Está mais que comprovado que as presenças da Confraria Enogastronómica da Madeira em eventos que se realizam no espaço nacional e internacional resultam na promoção e defesa da gastronomia típica da Região Autónoma da Madeira e na promoção turística do seu território.

Estreito de Câmara de Lobos, 28 de Março de 2019.


Machico acolheu o encontro cultural enogastronómico de Março

Realizou-se no dia 29 de Março no Município de Machico, no restaurante "Mercado Velho", o encontro cultural enogastronómico de Março da Confraria Enogastronómica da Madeira. Este encontro antecede o XIX Capítulo da CEM, que se realiza de 26 a 29 de Abril.
Neste encontro Alcides Nóbrega, presidente da Direção da Confraria Enogastronómica da Madeira,  transmitiu informação sobre o XIX Capítulo e pediu a presença de todos confrades no evento de Abril.

Estreito de Câmara de Lobos, 30 de Março de 2019.





















27 março 2019

Vídeo mostra equipa de mergulhadores a afundar 605 garrafas de rum no Caniçal


A J. Faria & Filhos, empresa que gere os Engenhos do Norte, organizou o afundamento de um lote de rum 970 Reserva 6 anos, levado a cabo por uma equipa de mergulhadores profissionais na Marina da Quinta do Lorde, no Caniçal, com o objetivo de monitorizar a evolução do rum durante a permanência no fundo do mar.

Foram afundadas um total de cinco jaulas, contendo 605 garrafas de rum agrícola.

Fonte: JM-Madeira

Veja o vídeo:



Rum da Engenhos do Norte matura em profundidade no mar da Madeira

Festival Gastronómico do Atlântico nomeado para prémios AHRESP


O Festival Gastronómico do Atlântico está nomeado para a 5ª edição dos Prémios AHRESP, um concurso que pretende distinguir os melhores do ano no setor da Hotelaria, Promoção Turística e Restauração, em Portugal.

Segundo a organização, a votação irá decorrer até ao dia 5 de maio em www.premiosahresp.pt.

Lê-se em nota de imprensa que também o Turismo da Madeira está nomeado na categoria de Entidade Regional, uma revelação que foi realizada no Stand da AHRESP, no decorrer da Alimentária&Horexpo.

O anúncio oficial dos vencedores terá lugar na Gala Prémios AHRESP, que decorrerá no dia 24 de maio de 2019, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, com apresentação de Catarina Furtado.

Fonte: JM-Madeira

24 março 2019

CEM representada em França no Capítulo da Confraria Gastronómica "L'ordre du Poêlon"


"Neste dia 24 de Março, em Montbazon, França, realizou-se o 57.° Capítulo da Confraria Gastronómica "L'ordre du Poêlon" de Val de Loire. O encontro estava marcado pelas 9h30 no magnifico Castelo d'Artigny, onde as 45 confrarias foram recebidas com um bom pequeno-almoço "à la française". Duas das quais eram confrarias belgas, uma portuguesa, a Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM), sendo as restantes francesas.
Neste encontro falou-se muito de gastronomia, de turismo e de regionalismo. Devo informar que tive a oportunidade de me exprimir em relação ao Capítulo da CEM, da maneira como decorrem os 4 dias do evento e sobre o que é proposto às Confrarias que nele participam. Tive também oportunidade de conversar com algumas das Confrarias já inscritas e que estarão presentes na Madeira, de 26 Abril a 6 de Maio para o Capítulo da CEM, aproveitando a ocasião para desfrutarem da Festa da Flor."

Lino de Jesus Dionisio

Na Imprensa

CONFRARIA ENOGASTRONÓMICA DA MADEIRA RECEBIDA EM FRANÇA














Estepilha! Confraria madeirense na Feira da Foda de Pias (Monção)

A Confraria Enogastronómica da Madeira estará presente na III Feira da Foda que se realiza de 29 a 31 de Março em Pias de Monção.

No dia 31 a Confraria Enogastronómica participará no III Capítulo da “Confraria da Foda de Pias de Monção”.

A Feira da Foda é uma iniciativa gastronómica que promove o património do concelho de Monção. A realização deste evento pretende promover e valorizar a cozinha tradicional de Monção e preservar a herança cultural dos produtos endógenos, destacando a confecção autêntica e genuína da “Foda à Moda de Monção”.

Reza a história que há muitos anos, os habitantes que não tinham rebanhos se dirigiam às feiras para comprar o animal pretendido. Os criadores de rês, quando levavam o seu gado ovino para a feira, tinham como objetivo vendê-lo pelo melhor preço e, para que aparentassem gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água.

Na feira, o gado aparecia com a barriga cheia de água e pesados, parecendo bem tratados e gordos. Os incautos, que não tinham conhecimento da “manha” compravam os “balões de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: “Que grande Foda!”

O termo –Foda– foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se, por Foda.

23 março 2019

1º episódio do programa "História da Gastronomia Portuguesa"


A culinária está na moda, todos querem aprender a cozinhar e a preparar refeições requintadas... Mas, como é que tudo começou?


Portugal tem uma das gastronomias mais ricas do mundo, resultado de receitas e tradições acumuladas ao longo da nossa existência como nação.
Ao longo de seis episódios, seis Chef´s têm uma história para contar: a da Gastronomia Portuguesa.
Com o Chef Ljubomir Stanisic, o Chef Kiko Martins, o Chef Nuno Bergonse, a Chef Marlene Vieira, o Chef Diogo Noronha e a Chef Susana Felicidade viajamos pela nossa própria história, descobrindo e investigando livros antigos de culinária portugueses, desde as cozinhas reais às cozinhas comuns, do séc. XVI ao séc. XX.
Em cada episódio é analisado um século da história de Portugal através da gastronomia e hábitos da época. A protagonizá-lo está um dos Chef´s, que explora um livro de receitas publicado nesse século, com a ajuda de estudiosos e especialistas na matéria, que fazem o necessário enquadramento histórico, revelando curiosidades e factos. No final do episódio, o Chef escolhe uma receita do livro para recriar, respeitando os métodos e utilizando os respetivos ingredientes em cozinhas da época.

Neste episódio o Chef Ljubomir Stanisic espreita a história gastronómica desde o conturbado início do século XX até à projecção internacional de Chef´s portugueses. Ljubomir descobre a história e obra do Chef João Ribeiro, o primeiro cozinheiro a receber uma estrela Michelin em Portugal e confecciona uma das receitas mais tradicional e marcante da cozinha portuguesa acompanhado por Maria de Lurdes Modesto.

Episódio 1 do programa televisivo "História da Gastronomia Portuguesa", na RTP1.

Clique na imagem para ver o vídeo


Com tecnologia do Blogger.

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top