31 agosto 2015

Estreito de Câmara de Lobos celebra 38.ª Festa das Vindimas no próximo fim-de-semana

10:42


O programa da XXXVIII edição da Festa das Vindimas será dada a conhecer publicamente em conferência de imprensa, pela Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, na Rua Dr. Castro Jorge, no centro da freguesia do Estreito (em frente à Quinta da Pinheira).
Remonta a 1963 a realização da primeira edição da Festa das Vindimas do Estreito de Câmara de Lobos, o mais antigo certame de promoção do Vinho Madeira. Tendo como palco principal a Quinta do Estreito, à data, o evento despertou grande sucesso com o Cortejo da Vindima, onde participaram grupos folclóricos, homens transportando cestos com uvas e borrachos e entoando charambas e bailinhos, acompanhados de rajões, machetes e braguinhas.
Houve lugar à repisa de uvas ao vivo e provas de vinho, uma exposição de utensílios da produção vinícola e produtos das casas de vinho e muita animação, foguetes e iluminações. 
Volvido meio século, é objectivo da Junta de Freguesia do Estreito reivindicar o destaque original das Festas da Vindima e posicionar o certame com lugar de relevo no cartaz da promoção turística da Madeira.
O Estreito de Câmara de Lobos é o principal centro produtor de vinho da Madeira e repositório de um património vitícola inestimável, qualidades que potenciam o território e o evento, como centro do enoturismo na Madeira, especificidade que levou a autarquia de Câmara de Lobos a efectuar, no ano de 2014, o registo da marca “Estreito de Câmara de Lobos, Terra de Vinho”.
Na próxima edição das Festas da Vindima, que terá lugar entre 4 a 6 de Setembro, contempla um programa de actividades culturais, gastronómicas e etnográficas inspiradas no universo da vitivinicultura através do qual é pretendido alavancar a notoriedade e o prestígio da freguesia e dos vinhos ali produzidos.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, 31 de Agosto de 2015. 

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top