05 março 2015

Autarcas de Câmara de Lobos unidos pelo 'peixe-gata'

12:27

Proposta de Recomendação da Assembleia Municipal ao parlamento e ao governo votada por unanimidade. 


A Assembleia Municipal de Câmara de Lobos votou hoje, por unanimidade, uma Proposta de Recomendação à Assembleia da República e ao Governo em Lisboa, no sentido de ver revogada a proibição da descarga e comercialização do 'peixe-gata'.

Na sessão ordinária de 27 de Fevereiro, mas cujos resultados foram comunicados hoje, o 'forcing' municipal contou com o apoio de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, com base na "vontade dos pescadores e da população de Câmara de Lobos.

Assim, recomendam ao parlamento nacional e ao Governo da República que "encete todas as diligências necessárias, junto da União Europeia, que visem a extinção da proibição do desembarque na lota e comercialização do 'peixe-gata, que resulta da pesca acessória do peixe-espada-preto, legalmente pescado nos mares da Madeira".

Também recomendam a "revogação desta medida inócua, ineficaz para a hipotética protecção da espécie, injusta e penalizadora para os pescadores de Câmara de Lobos e suas famílias  ou em alternativa  negociar uma alteração do regulamento em causa, para o caso específico da Região Autónoma da Madeira", frisam.
Também recomendam que as autoridades portuguesas e comunitárias "trabalhem na certificação e reconhecimento das artes de pesca artesanal, utilizadas na Região".

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top