26 outubro 2015

Fidelitas-Amicita-Fraternitas

17:35

Caros confrades,
Desde o início da minha vivência confrádica sempre tive o cuidado de defender e cultivar os três fundamentais princípios que regem o comportamento de um bom confrade, independentemente de eu ser um bom ou mau confrade, posso ter cometidos erros e não os nego. No entanto nestes quinze anos tenho assistido a comportamentos inaceitáveis por parte de quem pretendia, e ainda pretende, ser o "dono" do movimento confrádico Europeu. E refiro-me àquela triste figurinha de um individuo que se chama Carlos Martins Cosme.

Desde o Congresso da CEUCO, no Porto, em 2006, (a AMC/CGM foi uma das 3 confrarias portuguesas presentes em Bayonne numa reunião que fundou a CEUCO) que este indivíduo (como já disse, a triste figurinha Carlos Martins Cosme) tenta por todos meios isolar e impedir que a Confraria da Madeira participe em eventos nacionais e internacionais, onde ele ainda goza de alguma influência.

"Don Gregório, nós não nos vamos ver mais na Europa" foi uma frase dita por Carlos Martins Cosme durante o jantar de Gala do Congresso da CEUCO, no Porto, a qual eu respondi "Caro amigo, vamos! Vamo-nos ver muitas vezes na Europa." 
E, na realidade e ao contrário do desejo da referida pessoa, temos participado na Europa, na América, na África e em Portugal em centenas de eventos e fomos sempre muito bem recebidos. Independentemente da respectiva confraria visitada ser ou não associada à CEUCO, prova disso é a Entronização de confrades da AMC/CGM na qualidade de Confrades de Honra ou de Emérito das confrarias visitadas.
Ao contrário da muito triste figurinha, eu - Gregório J.S. Freitas e os confrades da AMC/CGM nunca recusamos cumprimentar, pousar para a foto ou estar a confraternizar no mesmo espaço em que Carlos Martins Cosme esteja. Pois para mim ou para qualquer confrade da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira a presença de Carlos M. Cosme não consegue azedar a comida, avinagrar a bebida, nem estragar o ambiente.
Gregório J.S.Freitas
(Confrade fundador da AMC/CGM)
Estreito de Câmara de Lobos, 26 de Outubro de 2015.




Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top