Realizou-se o II Capitulo da Confraria dos Enchidos
Góis encheu-se de cor e alegria e confrarias do norte ao sul, assim como da Madeira e dos Açores, para receber o II Capitulo de entronização da Confraria Gastronómica dos Enchidos no passado dia 11 de Maio.
Realizou-se o cortejo das varias confrarias pelas ruas do concelho de Góis, onde foram recebidos pelo grupo de concertinas da escola de Góis e pelos autarcas locais, daí foram inaugurar a I Feira de Enchidos de onde foram para o ponto alto destas cerimonias, as entronizações de novos confrades, onde foram entronizados 20 novos confrades efectivos e 5 confrades honorários de onde destacamos, a Sr.ª Presidente da Câmara Municipal de Góis M. de Lurdes Castanheira, o escritor José Rodrigues e Almerinda de Almeida produtora local de enchidos e presidente do Rancho Folclórico “As Sachadeiras da Várzea”.
Foi o Cabido-mor Carlos Malvas que abriu a cerimonia, passado a mesma para o Grão-mestre da Confraria Henrique T. Mourato, que convidou a prioresa da Confraria da Marmelada, Ana Monteiro, bem como a Madalena Carrido da Confraria da Chanfana, por serem as madrinhas da confraria dos enchidos, a irem para o altar dos juramentos.
Foram ainda convidadas para o altar de juramentos, a Presidente da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro e a Presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira.
Depois das entronizações e discursos da praxe, foi organizado o cortejo de saída que voltou a passear pelas ruas de Góis e em frente dos Bombeiros Voluntários de Góis foi tirada a foto de família com os confrades das seguintes confrarias:
Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, Confraria Marmelada Odivelas, Confraria da Chanfana, Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil, Confraria Gastronómica Do Velhote, Confraria Gastronómica "As Sainhas", Confraria Gastronómica da Madeira, Confraria do Queijo de S. Jorge dos Açores, Confraria Gastronómica do Cabrito e do Mel da Serra do Ceira, Confraria do Rabelo, Confraria do Medronho, Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal.
Seguindo-se uma prova de degustação de enchidos, escolhidos e aprovados pela Confraria dos Enchidos e produzidos pela SEL, parceira da CGE.
Passou-se para um almoço fraterno entre confrades e confrarias e onde o Grão-mestre brindou todos os presentes com os brindes rituais da confraria e ofertando a todos os presentes uma pequena lembrança do concelho de Góis.
Passou-se para um almoço fraterno entre confrades e confrarias e onde o Grão-mestre brindou todos os presentes com os brindes rituais da confraria e ofertando a todos os presentes uma pequena lembrança do concelho de Góis.
No fim da refeição assistiu-se a uma actuação das Sachadeiras da Várzea e este capítulo acabou uma actuação pela Banda Filarmónica de Góis.
Ficamos com agua na boca para o próximo capitulo desta confraria que têm apenas 6 meses e já mostra tanta vitalidade.
--
www.confrariadosenchidos.com
Telf: 966233079
-
0 comentários:
Enviar um comentário