27 junho 2021

Melhor Indicação Geográfica Protegida (Vinho Regional)

"O oceano Atlântico foi descoberto pelos Portugueses: as cartas de marear, o clima fresco, misterioso e húmido, as marés vivas e as correntes dos novos mundos, o cheiro salino e as suas ilhas maiores fazem parte de um alfabeto marinho criado pelos nossos antepassados. Entre os países vinhateiros (Portugal, Espanha, França e África do Sul) que produzem uvas em habitat atlântico oriental, Portugal domina a produção de vinhos de maresia com a proposta única dos Vinhos Verdes, leves, frisantes e de extrema frescura tão grata na mesa de peixe, marisco e pequenas frituras. Também os vinhos da Bairrada têm uma longevidade elegante que, desde sempre, os posicionou como de grande guarda e acerto nas mesas mais exigentes. Na região de Lisboa nasceu uma das castas brancas mais emblemáticas de Portugal – Arinto – e as suas demarcações prestigiadas, como Carcavelos, Colares ou Bucelas, ainda foram antecedidas pela presença de barricas com a designação de Lisbon nos cenários da revolução americana e nas mais exigentes praças britânicas ao serviço de Sua Majestade. Portugal é dominador mundial na área de vinha de montanha: só no Douro são mais de 20.000 hectares. Vinhos equilibrados e longevos, de grande mineralidade, chegam das regiões transmontana, duriense e das terras do Dão e da Beira. O Sul tem o volume e a maciez tão do agrado dos consumidores. Fragrantes, sucrosos, os vinhos do Tejo, Alentejo, Península de Setúbal e Algarve bebem-se sozinhos porque mesmo assim dão muito prazer. Das ilhas vem a frescura, mas também a pequenez de vinhos típicos e desconhecidos. Falta comunicação, falta cativar o grande público. Qual a região que durante o fatídico ano 2021 mais se diferenciou e inovou? Saberemos em Janeiro..."  

Obrigado, 

Aníbal Coutinho

24 junho 2021

Jornadas Madeira 2021: "Câmara de Lobos tem uma oferta que praticamente não se encontra em outros concelhos"



Alcides Nóbrega, presidente da Confraria Enogastronómica da Madeira (CEM), destacou, na sua intervenção durante as 'Jornadas Madeira 2021, que decorreu em Câmara de Lobos, a oferta gastronómica do município.

“Câmara de Lobos tem uma oferta que praticamente não se encontra em outros concelhos da Madeira”, disse, vincando que a gastronomia é um dos factores que mais chama a população para visitar o município e, como tal, é necessário continuar a apostar neste campo.


23 junho 2021

Madeira lança oito vídeos proporcionais

Associação de Promoção divulga oito experiências que vão desde um pequeno-almoço acima das nuvens ao pôr-do-sol num baloiço em Ponta do Pargo.


"O conceito de inclusão, dinâmica, rejuvenescimento e modernidade que baseia o posicionamento atual do destino, impulsionou uma comunicação adequada aos vários segmentos que se pretende estabelecer e que contemplam os tradicionais para a Região", vinca Eduardo Jesus.

A Associação de Promoção da Madeira (APM) publicou esta segunda- feira um total de oito vídeos alusivos a um igual número de experiências que se podem vivenciar na Região.

A campanha em formato multimédia vai desde um pequeno-almoço acima das nuvens ao pôr-do-sol num baloiço em Ponta do Pargo, passando ainda por uma viagem de barco na Ponta de São Lourenço.

"Conhece aquele lugar onde nunca vai se sentir entediado?! Aquele lugar onde pode encontrar a experiência perfeita para cada pessoa?! Aquele lugar onde se sente feliz?! Esse lugar é a Ilha da Madeira. Perca-se nas nossas experiências únicas e incríveis", pode ler-se na descrição dos vídeos.

"Somos um destino secular e as medidas tomadas desde o início da pandemia reforçaram ainda mais a imagem de um lugar seguro, reconhecido pelos operadores e pelos viajantes. Não obstante, continuamos empenhados em captar cada vez mais fluxos turísticos, desenvolvendo ações como a campanha que agora se iniciou, com um valor superior a 641 mil euros, para fortalecer o destino no exterior." — Eduardo Jesus

Pequeno almoço acima das Nuvens



Masterclass de Cozinha Tradicional



Passeio de Gastronomia e Vinho no Funchal



Bordado Madeira



Prova de Vinho


Passeio de Jeep



Viagem de Iate Privado



Prova de Rum



Fora de Portugal, a campanha "abrange 17 mercados internacionais, tirando partido da abertura crescente destes mercados, para as viagens de lazer".

"Vamos estar presentes no Reino Unido, na Alemanha, em França, na Dinamarca, em Espanha, na Holanda, na Polónia, na Bélgica, na Suíça, na Suécia, na Áustria, na República Checa, no Luxemburgo, na Finlândia, na Noruega, na Roménia e na Lituânica", frisa Eduardo Jesus, complementando que “este investimento, que se prolonga até o mês de Julho, é na ordem dos 449 mil euros”.

19 junho 2021

Presença em Agosto na cidade de Mikulov



A Confraria Enogastronómica da Madeira desloca-se na última semana de Agosto à República Checa onde estará presente na cidade de Mikulov, Moravia do Sul,  no evento da Evropstí Rytíri Vina que se irá realizar no dia 28.

Nesta deslocação a República Checa os confrades madeirenses tencionam ter um pequeno encontro com elementos da direição da Rad Rytíri Vina SV. Urbana, com sede na cidade de Valtice. Bolo de mel, vinho tranquilo e Rum madeirense serão produtos que acompanharão os confrades madeirenses nesta deslocação a este país da Europa Central.

Nota: O Capítulo da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, devido ao COVID-19 não se realizou e os confrades que estariam presentes na Assembleia da FPCG, em Aveiro, igualmente devido ao vírus COVID-19 ficaram retidos em Lisboa. 

Estreito de Câmara de Lobos, 19 de Junho de 2021.

15 junho 2021

Ceia de São João no Centro das Comunidades Madeirenses


A Confraria Enogastronómica da Madeira realiza a "Ceia de São João" no dia 26 de Junho, no Centro das Comunidades Madeirenses. Este evento tem o seu início às 19h30. 

Estreito de Câmara de Lobos, 15 de Junho de 2021.

14 junho 2021

Miguel Silva Gouveia recebeu Confraria Enogastronómica da Madeira



O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, recebeu, esta manhã, nos Paços do Concelho, a Direção da Confraria Enogastronómica da Madeira, para debater a preparação da 20ª edição do “Grande Capítulo 2021”, que vai decorrer de 24 a 27 de setembro.

Miguel Silva Gouveia referiu que “a confraria veio apresentar a sua programação para este ano, onde constam muitas das suas atividades habituais e que haviam sido interrompidas por ocasião do Estado de Emergência. Felizmente, já estão reunidas todas as condições de segurança necessárias para que sejam retomadas, devolvendo assim ao Funchal experiências gastronómicas ímpares.”

“Será o reatar das atividades com as quais a CMF tem vindo a colaborar, nomeadamente com o Grande Capítulo, que vai decorrer na nossa cidade, e que junta mais de uma centena de confrades vindos de diversos pontos da Europa”, acrescentou.

O presidente concluiu que “numa semana em que tivemos a oportunidade de dar a conhecer ao País a qualidade dos nossos produtos e da nossa gastronomia, este retomar das atividades da confraria é uma excelente notícia para o Funchal e para a Região, pois permitirá continuar a mostrar a todas as pessoas que aqui convergem, os produtos regionais, os produtos gastronómicos, e também os nossos vinhos.”


Na Imprensa:




07 junho 2021

'Amar, Beber e Comer' surpreendeu no Cais da Ponta do Sol


Veja o vídeo do DIÁRIO e as fotos de Valentina Rodrigues e Andrew Kemp que ilustram o evento ABC realizado no último sábado, 5 de Junho. 

O projecto ‘Amar, Beber e Comer’ (ABC) na Madeira, de Fábio Abreu (empresário e especialista em experiências culturais na Wanderlust Madeira) e Nuno Nobre (consultor e gestor de negócios de gastronomia e turismo na Nuno Nobre Consultoria) vai regressar no primeiro sábado de Julho (dia 3) com uma terceira edição.

Depois da estreia a 15 de Maio, na Quinta do Barbusano, em São Vicente, o projecto ABC prosseguiu com a segunda edição neste último sábado, 5 de Junho, no Cais da Ponta do Sol.

Eleutério Costa foi o 'chef' convidado

Desta vez, o ‘chef’ convidado foi Eleutério Costa, ‘chef’ executivo do Design Centre Nini Andrade Silva, situado no molhe da Pontinha no Funchal.

As entradas

Assim, no Cais da Ponta do Sol, o ABC proporcionou uma ementa ímpar: à entrada houve favas de escabeche, pota de escabeche e pickles de pimpinela, seguindo-se requeijão assado, salada mediterrânica e cuscus da Ponta do Sol.

O prato principal

O ‘chef’ Eleutério Costa preparou para prato principal uma cataplana de peixes da nossa costa. Este prato tradicional é servido num recipiente para cozinhar alimentos típicos com origem no Algarve e utilizado um pouco por todo o território. Tem origem no período árabe e é equivalente a uma antiga panela de ferro fundido ou à tajine marroquina.

A sobremesa


Já a sobremesa foi criada por Ruben Magno que idealizou ‘uma espécie de Bolo de Mel’. A harmonização vínica exclusiva foi da João Portugal Ramos, com cocktails pelo barmen Rodrigo Portugal e finalização pela Delta Cafés.

O evento ficou ainda marcado pela actuação musical do acordeonista Slobodan Sarcevic.

No final ficou a promessa do regresso do ABC no primeiro sábado de Julho.









































Com tecnologia do Blogger.

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top