12 março 2015

"Não queremos que a Gastronomia Madeirense se transforme num deserto cultural"

12:37

Agradecimento à Sr.ª Ana Luísa Correia (jornalista do DN-Madeira)

O nosso muito obrigado pela entrevista feita ao chef "3 estrelas", Thomas Buhner. Esta vossa entrevista dá-nos razão em relação ao trabalho da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira, desde a sua fundação em 2000, em defesa da herança cultural gastronómica e báquica da Região Autónoma da Madeira. Desde o início da existência da nossa Confraria tentamos alertar de que a típica gastronomia da RAM corre o real perigo de desaparecer, como quase acontecia em França ou como aconteceu na Alemanha. 

Igualmente agradecemos ao Sr. Thomas Buhner por confirmar a realidade da ex-gastronomia típica da Alemanha e por ter confessado de que ele e os seus colegas de 3 estrelas contribuíram para a destruição da herança cultural e gastronomia da Alemanha. 

O chef Thomas Buhner demonstra um grande prazer quando diz "o que é mais fascinante na cozinha alemã é que já não existe a cozinha típica alemã". A AMC/CGM pergunta o que existe de fascinante na destruição de uma herança cultural? E ainda diz "é certo que continuam a existir as especialidades regionais mas ao olhar para os chefs de 3 estrelas do nosso país, cada um oferece um diferente tipo de culinária". 

A AMC/CGM defende que um povo, país ou Região tem uma herança cultural gastronómica se for capaz de manter uma forte ligação dos seus produtos às receitas típicas ou tradicionais, pois produtos sem memória são produtos estéries no aspecto cultural e gastronómico. 

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira lamenta a destruição confessada da herança cultural gastonómica da Alemanha e continuará a lutar para que a actual situação gastronómica na Alemanha nunca seja uma realidade na Madeira.

P.S.: A AMC/CGM não é contra a evolução gastronómica desde que esta mesma evolução respeite os elementos culturais a ela associada.


Gregório Freitas

Estreito de Câmara de Lobos, 12 de Março de 2015

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top