18 setembro 2018

Lameiros volta a mostrar como se faz cuscuz

23:22


A paróquia dos Lameiros prepara a 5.ª Mostra do Cuscuz, evento marcado para 21 de Outubro, entre as 14 e as 18h.

A mostra que decorre no adro e salão da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em São Vicente, pretende “preservar o cuscuz e a forma tradicional de confeccionar este alimento, tradicionalmente usado nos países do Norte de África e hoje consumido um pouco por todo o mundo”, sublinha a paróquia.

Além de melhor conhecer a história do cuscuz, quem participar no evento pode saborear e adquirir esta deliciosa e saudável iguaria. Nos Lameiros há mesmo gente que faz cuscuz com mestria e que por isso é procurada por chefs conceituados da Região e do resto do País.

Foi em 2014 que um grupo de paroquianos teve a ideia de reavivar a tradição do cuscuz transmitindo-a sobretudo às novas gerações.

“A arte da feitura do cuscuz, segundo o método mais antigo, permanece muito bem preservada no concelho de São Vicente, especialmente no Sítio dos Lameiros”, explicaram na altura. “Aqui, é concebido sobretudo no Pão-por-Deus e guardado para comer durante o inverno, acompanhando cozido à portuguesa, carne de vinha-d’alhos, bifes de fígado, cabrito e ovos fritos”, referiram na altura.

Um ano depois, foi anunciado pelo secretário da Agricultura que o cuscuz produzido nos Lameiros poderia vir a ter certificação de origem.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top