25 junho 2019

Sidra volta a estar destaque nos Prazeres

10:48

Duas das sidras da Quinta Pedagógica dos Prazeres já foram distinguidas a nível nacional com medalha de prata. Foto DR

Começou ontem a 5.ª Semana das Sidras da Madeira, uma iniciativa da Quinta Pedagógica dos Prazeres que além de promover o produto, tenta envolver a comunidade local e os vários produtores regionais.
Embora seja durante o próximo fim-de-semana que se concentram grande parte das iniciativas, ontem decorreu o concurso gastronómico, em que participaram 8 restaurantes dos Prazeres que apresentaram pratos com Sidra e seus derivados. Saiu vencedor o restaurante ‘Prazeres Rurais’; em segundo lugar ficou o Bar ‘XS’; em terceiro o restaurante ‘Chico’. De notar que o júri enalteceu a qualidade de todas as propostas a concurso e fez referência à melhoria em relação às edições anteriores.

Objectivos bem definidos

Para o padre Rui Sousa, o mentor desta iniciativa, os objectivos estão bem definidos e passam por congregar todos os produtores de sidra regionais, fomentando a troca de experiência e a aposta na qualidade do produto final.
Com a constituição da Associação de Produtores de Sidra da Madeira, no ano passado, em conjunto com a Secretaria Regional da Agricultura, tem havido uma aposta na melhoria dos pomares e no apoio técnico dado aos produtores. E esta procura de melhoria constante reflecte-se no concurso de sidras, com prova cega, que elege a melhor sidra da Madeira. O concurso tem lugar na manhã de domingo, no Mercado Abastecedor dos Prazeres, que contará este ano com mais de 40 produtores regionais.

Quatro dias de ‘festa’

A partir de sexta-feira, o adro da igreja dos Prazeres recebe esta 5.ª Semana das Sidras da Madeira. À boa sidra, junta-se a música regional com: Ruben Aguiar (6ª feira); Jorge Ferreira e Dj Oxy (sábado); Buzico e a sua banda, 4Litro e Dj Sérgio Soares (domingo). Haverá espectáculos de ‘escanciar’ sidra à boa maneira espanhola, um leilão de galos (no domingo) e muitas outras acções. No domingo, procurando fomentar o cultivo do ‘pero dos Prazeres’, será distribuída a todas as famílias um pereiro devidamente enxertado com essa variedade de maçã.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top