25 junho 2019

Dupla presença da CEM na Bélgica

15:20

De 22 a 23 de junho 2019, a Confraria Enogastronómica da Madeira marcou presença em dois Capítulos na Bélgica. 

No dia 22, no XI Capítulo da Confrérie de Leffe na cidade Francofona de Dinant, na região Wallonne, província de Namur, com os seus 13500 habitantes, banhada pelo rio la Meuse, conhecida pela sua citadela, os seus museus e sobretudo pelo saxophone, pois foi nesta cidade que nasceu o inventor do instrumento Adolphe Saxe em 1814.

No Capítulo estiveram presentes 58 confrarias, 9 das quais estrangeiras, 8 francesas e a representar Portugal, a Confraria Enogastronómica da Madeira. A recepção contou com 218 convidados, confrades, amigos civis e políticos, entre eles 2 representantes do governo Federal e 3 presidentes de câmara.

A 150km mais a Norte da mesma região, mas já na Província de Hainaut, esta terra de 6.000 habitantes é conhecida pelo evento que se realiza no último fim-de-semana de Junho. (Sabbat des Sorciéres) A festa das Feiticeiras, pelo seu moinho a vento, pela colheita de cereais a moda antiga ou ainda pela sua feira artesanal, entre outros.

No XXXVI Capítulo da Confrérie des Chaussons et de la Moinette estiveram 53 confrarias, sendo 12 francesas, a CEM e as restantes belgas, com 329 convidados, estando limitados ao número de convives a 300. A confraria teve de recusar muitos interessados em participar no evento que é muito apreciado quer pelas confrarias belgas de todas as regiões, quer ainda pelas Confrarias do Norte e Centro de França. De realçar a presença na Madeira em Abril 2019 no XIX Capitulo da CEM por uma comitiva desta confraria.

Curiosidade deste Capítulo, uma pequena cerimónia dedicada ás feiticeiras com a presença das confrarias e dos convidados amigos e políticos. Em que cada ano uma Confraria é convidada a vestir a pequena estátua em bronze de uma feiticeira.

Tentando sempre dar o meu melhor e tendo sido como sempre muito solicitado para falar da CEM, das suas actividades, da gastronomia madeirense, dos vinhos, da sua cultura, dos seus usos e costumes e da Madeira em geral.

Se a curiosidade é grande pela presença da CEM, o interesse das Confrarias é muito maior em estarem presentes na Madeira e para algumas ficou desde já agendado a sua presença em 2020 para o XX Capitulo da Confraria Enogastronómica da Madeira, que se realiza de 24 a 27 de Abril.

Lino de Jesus Dionisio
Embaixador da CEM na Suiça

Na Imprensa:

> JM-Madeira: Enogastronómica da Madeira marcou presença em eventos realizados na Bélgica






















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top