09 junho 2019

Confraria Enogastronómica da Madeira assegura visita da F.I.C.B.

11:03


Este final de semana fez-se história com a realização do primeiro Concurso Internacional de Vinhos com a chancela da F.I.C.B. - Federação Internacional de Confrarias Báquicas, que decorreu na Finlândia, entre o dia 6 e hoje, domingo, 9 de junho.
O concurso congregou participantes de diversas latitudes, um grupo generoso de norte-americanos e europeus juntamente com alguns asiáticos, a fim de avaliar as suas capacidade de identificação das diferentes castas dos vinhos participantes, em provas cegas, e para eleger o vinho mais apreciado em todo o certame.
A concurso estiveram presentes vinhos da América, da Ásia, da Europa e da Oceania. A Enogastronómica da Madeira apresentou-se com os vinhos tranquilos do produtor Octávio Ferraz, o "Palmeira e Voltas" (branco), de 2017, e "Xavelha" (tinto), de 2013. Estes "novos Madeira" despertaram muita curiosidade e foram muito apreciados pelos presentes, em particular o tinto.
A competição terminou ontem, 8 de junho, com um jantar de gala que reconheceu como grandes vencedores desta primeira edição o vinho branco Dubicz Matrai Olasrizling Barrique - 2017 da Hungria e o tinto Castello di Meleto Chianti Classico DOCG - 50th Anniversario Viticola - 2016 de Itália. Na competição de avaliação da capacidade de identificação das diferentes castas, venceu John J. Alt de Virginia, Estados Unidos, na categoria de "connoisseurs" e Kathleen Burk, de Londres, Reino Unido, na categoria profissional.
Alain Bryden, presidente da F.I.C.B. felicitou os Cavaleiros do Vinho da Finlândia pela excelente organização do evento e exortou as demais confrarias presentes a promover competições similares nas suas regiões, com vista ampliar o conhecimento e o usufruto dos seus vinhos pelos seus conterrâneos.
A Confraria Enogastronómica da Madeira regressa a casa com um saldo extremamente positivo, firmando os vinhos tranquilos madeirenses perante um plateia mundial especializada, garantindo a vinda do presidente da Federação Internacional à Ilha da Madeira já no próximo ano, no âmbito do XX Grande Capítulo que irá realizar-se, entre 24 e 27 de Abril de 2020, com vista ao desenvolvimento de futuros eventos em conjunto.
De notar que para além da Madeira, apenas esteve presente por Portugal a Confraria do Vinho do Porto, que brindou os presentes em extra concurso com um Tawny - 20 anos da Quinta da Boeira como aperitivo para o Congresso da Federação Internacional dos Vinhos, que terá lugar no Porto em 2022.

Estreito de Câmara de Lobos, 9 de Junho de 2019.

Na Imprensa: 

> Funchal Notícias: Confraria Enogastronómica da Madeira levou vinho de mesa da Madeira à Finlândia






























Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top