22 outubro 2017

Dupla presença da AMC/CGM em Capítulos na Suíça

00:05

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira marcou presença no Capítulo da "Confrérie Potes-au-Feu "(Lucens) e no Capítulo da "Confrérie des Compagnons du Gai-Mollet" (Môtiers), ambos na Suíça.

Estreito de Câmara de Lobos, 22 de Outubro de 2017.

"Como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa. Mas quando chegamos ao fim de um dia de 18 horas e com presença em dois Capítulos o cansaço acaba por se fazer sentir. Foi assim neste sábado, 21 de Outubro 2017. Lucens e o seu lindo castelo foi a localidade escolhida pela Confraria "Les Potes-au-feu" para o encontro marcado para as 11h00, que contou com a abertura do Capítulo seguido de um aperitivo animado por um quinteto de jazz. Seguiu-se a cerimónia de entronização com a particularidade que as entronizações só são feitas por convite. Das 8 confrarias convidadas, 7 eram Suíças e a ACM/CGM. Esta é uma confraria Báquica/Gastronómica, membro da FSCB (Federação Suíça das Confrarias Báquicas), ela mesma membro da FICB. A FSCB é presidida por um membro desta confraria, no seu segundo ano de mandato, e que foi eleito por 3 anos como consta no regulamento da FSCB, sendo a presidência rotativa.
Tanto o Grão Mestre assim como o presidente da Câmara agradeceram e realçaram a presença da AMC/ CGM e o valor que representam estes intercâmbios de confrarias na divulgação dos sabores e saberes de cada região. 
Tendo terminado por volta das 16h30, foi só o tempo de percorrer os cerca de 100km que separa Lucens de Môtiers, onde tinha encontro marcado para as 17h30 para assistir ao segundo Capitulo do dia. O XXXI Capítulo da Confraria du "Gai-Mollet", confraria esta já bem conhecida da AMC/CGM, por já termos participado em vários eventos nos anos anteriores e também por alguns membros desta confraria se terem deslocado à Madeira em 2015, aquando do XV Capítulo da AMC/CGM. 
É sempre bom relembrar que a divulgação do Destino Madeira, assim como a sua gastronomia, seus usos e costumes, seus sabores e saberes são sempre temas de conversa e de promoção e que preenchem um grande espaço nas conversas que se desenrolam ao longo destes Capítulos. Tanto o Vinho Madeira como o bolo de mel são as iguarias que me acompanham sempre nestas deslocações."

O confrade na Suíça, 
Lino de Jesus Dionisio










































Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top