19 outubro 2017

Arraial madeirense na Suíça juntou muitos presentes

13:57

"Aconteceu a 15 de Outubro de 2017 um encontro com madeirenses na Suíça, uma organização de Lino de Jesus Dionisio, membro embaixador na Suíça da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira(AMC/CGM).

Esta manhã de domingo, dia 15 de outubro, mais parecia uma manhã de verão do que uma manhã de outono, que normalmente já são bem frescas e muitas vezes já com neve nesta época aqui na Suíça. O dia começou bem cedo para dar início aos preparativos para este evento, começando já pelas 6h00 da madrugada a acender o forno para fazer o pão. Depois foi uma continuidade para que tudo estivesse pronto para receber os cerca de 80 convidados e amigos portugueses, madeirenses e continentais, mas também suíços e italianos. 
A ementa foi composta por vários pratos e iguarias madeirenses com a maior parte dos artigos vindos directamente da Madeira e trazidos por mim mesmo, como os espetos de louro, o gaiado, a aguardente, o Vinho Madeira, entre outros. A ementa foi composta por poncha, gaiado seco, carne de vinho e alhos, milho cozido com espada em cebolada, espetada em espeto de louro acompanhada de batatas (semilhas) cozidas e pimpinelas, sobremesa (único prato com toque suíço: "merengues com crème de Gruyère") e café, não faltando à mesa o pão caseiro confeccionado na manhã de domingo assim como o bolo do caco e o Vinho Madeira. 

Aproveitando o momento para apresentar a ACM/CGM, falar dos seus objetivos, do seu trabalho e divulgação da gastronomia madeirense, evento este que é inteiramente a meu cargo e não conta com nenhum apoio quer seja de sponsoring nem de alguma entidade consular ou outra por uma simples razão. Nunca ninguém respondeu aos convites formulados, o que é de lamentar e desde 2008, que foi o primeiro ano em que se realizou, tendo atingido outras proporções como em 2014, que contou com cerca de 400 pessoas e com o cantor madeirense Álvaro Florença para animar a festa em concerto, tendo este ano contado com a animação da Tuna Hélvetica e também de um amigo, o Norberto Gonçalves, com a sua concertina que abrilhantaram e deram um grande ânimo a este "arraial" na Suíça."

Lino de Jesus Dionisio
























Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top