24 março 2019

Estepilha! Confraria madeirense na Feira da Foda de Pias (Monção)

11:00

A Confraria Enogastronómica da Madeira estará presente na III Feira da Foda que se realiza de 29 a 31 de Março em Pias de Monção.

No dia 31 a Confraria Enogastronómica participará no III Capítulo da “Confraria da Foda de Pias de Monção”.

A Feira da Foda é uma iniciativa gastronómica que promove o património do concelho de Monção. A realização deste evento pretende promover e valorizar a cozinha tradicional de Monção e preservar a herança cultural dos produtos endógenos, destacando a confecção autêntica e genuína da “Foda à Moda de Monção”.

Reza a história que há muitos anos, os habitantes que não tinham rebanhos se dirigiam às feiras para comprar o animal pretendido. Os criadores de rês, quando levavam o seu gado ovino para a feira, tinham como objetivo vendê-lo pelo melhor preço e, para que aparentassem gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água.

Na feira, o gado aparecia com a barriga cheia de água e pesados, parecendo bem tratados e gordos. Os incautos, que não tinham conhecimento da “manha” compravam os “balões de água” e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: “Que grande Foda!”

O termo –Foda– foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se, por Foda.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top