"As invasões começam na cozinha, quem defende a sua gastronomia defende as fronteiras do seu território."
Para bem da nossa comunidade há que defender e preservar as nossas vivências, o nosso modo ser, mas igualmente importante é dar a conhecer essa cultura para além das fronteiras do nosso território.
Academia Madeirense das Carnes / Confraria Gastronómica da Madeira atua em ambos sentidos promovendo eventos entre portas e representado a sua região em encontros, quer gastronómicos, quer báquicos, além fronteiras.
Que melhor que estes convívios aguçar a curiosidade? para criar e estimular pontes de amizade, de conhecimento? Ao longos dos anos têm sido a boa vontade dos confrades madeirenses, que assumem o dispêndio de tempo, o gasto financeiro, para levar um pouco deste “cantinho do céu” por esse Mundo além!
Estando mais que comprovada a capacidade das confrarias em potenciar as suas regiões de origem, quer em termos culturais, quer turísticos, bem como econômicos com a divulgação seus produtos genuínos, urge apoiar estas instituições! É tempo das autoridades nacionais, regionais e ou locais contribuir de forma a elevar a quantidade e a qualidade do trabalho desenvolvido por estas associações!
A título de exemplo deixo o registo de uma das muitas representações que já realizei em nome da Academia Madeirense das Carnes / Confraria Gastronómica da Madeira, a visita a "Europsky Vinársky Rytiersky Stav", delegação desta irmandade europeia na República da Eslováquia em novembro passado. Mais do comer e beber, partilhou-se saber, criou-se laços, abriu-se portas para vinda desta e outras confrarias presentes a nossa região. Estabeleceu-se contatos para representação em novos destinos!
Se é certo que uma imagem vale mais que mil palavras, quanto vale a presença de confrades madeirenses nos eventos além fronteira?
Estreito de Câmara de Lobos, 13 de Janeiro de 2018.
0 comentários:
Enviar um comentário