30 setembro 2015
Presença no VIII Capítulo da Confraria Gastronómica da Maça Portuguesa
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira esteve presente no VIII Capítulo da Confraria Gastronómica da Maça Portuguesa.
29 setembro 2015
Próximas presenças agendadas em Outubro
A direção da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira faz saber de que irá estar presente no mês de Outubro nos seguintes eventos confrádicos:
3 de Outubro - Capítulo da Cofradia de los Amigos del Queso Gamonéu, Astúrias.
10 e 11 de Outubro - IX Festival Gastronómico da Enguia, Aveiro.
16 de Outubro - XXVII Investidura do Concilivm Vinorvm Tarraconensivm, Catalunha.
17 de Outubro - Capítulo da Confraria das Tripas a Moda do Porto e no III Capítulo da Cofradia del Desarme, Astúrias.
24 de Outubro - XXX Capítulo da Confrerie des Compagnons du Gait-Mollet, Suíça.
A direção da AMC/CGM
Estreito de Câmara de Lobos, 29 de Setembro de 2015
Por:
CGMadeira
Hora: 13:26
Convívio de Setembro aconteceu no Restaurante O Pescador em Machico
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira realizou o seu habitual encontro mensal relativo ao mês de Setembro no Restaurante "O Pescador", na cidade de Machico.
Setembro de 2015.
Por:
CGMadeira
Hora: 10:43
28 setembro 2015
Presença no Capítulo da Confraria das Papas de São Miguel
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira marcou presença no Capítulo da Confraria das Papas de São Miguel.
Estreito Câmara de Lobos,
28 de Setembro de 2015.
Por:
CGMadeira
Hora: 10:21
27 setembro 2015
Jantar com jornalistas belgas no Restaurante Vila do Peixe
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira organizou um jantar no Restaurante Vila do Peixe, no concelho de Câmara de Lobos, onde estiveram presentes os jornalistas belgas Thierre Delgaudinne (La Liber Belgique), Sergine Laloux (fotógrafa e jornalista freelancer) e a Sr.ª Ana Faria (organização da 'Matiné Pensante') neste encontro.
Gregório Freitas aproveitou o momento e informou aos presentes o objectivo e a razão de existência da Confraria Madeirense.
Setembro de 2015.
Por:
CGMadeira
Hora: 10:37
25 setembro 2015
A sidra
A foto foi captada em Gijón, capital da Costa Verde, cidade da comunidade autónoma das Astúrias onde a sidra é uma bebida com longa história, que faz parte do património cultural dos seus habitantes e, como tal, é muito amada e festejada (como bem comprova o registo que utilizamos em epígrafe).
A sidra na Madeira nunca deixou de ser produzida, ao contrário do que aconteceu no resto do país. É uma bebida secular e que muitos madeirenses, sobretudo os mais antigos, continuam a relacionar com o Santo da Serra. De facto, apesar de produzida noutros locais da ilha da Madeira (Machico, Camacha, São Roque do Faial, Jardim da Serra e Prazeres), a sidra esteve sempre muito associada a esta freguesia, havendo mesmo locais emblemáticos onde as pessoas se dirigiam propositadamente para bebê-la. As sidras do Santo da Serra acabam por ser todas distintas, não só pelas variedades de macieiras/pereiros regionais utilizadas como também pela sua elaboração artesanal. Este fim-de-semana, na XXV Mostra da Sidra, estes aspetos estarão muito bem evidenciados, não devendo os apreciadores da bebida perder esta excelente oportunidade de visitarem o Santo da Serra.
Em todo o Mundo, o consumo desta bebida está a aumentar, desde as artesanais até às do tipo “easy drink”, estilo “Somersby”, passe a publicidade. O anúncio por parte do Governo Regional, de que vai avançar decididamente nesta legislatura a construção e equipamento da Sidraria da Madeira, constitui uma ótima notícia, quer para os produtores, quer para os consumidores.
Na verdade, a implementação do projeto de construção e equipamento da Sidraria da Madeira está prevista pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, sendo que se trata de uma infraestrutura tecnológica essencial para alavancar o elevado potencial da sidra e conferir a esta bebida tradicional a mais adequada abordagem aos mercados consumidores, como ainda um contributo essencial para sustentar a produção de maçãs e peros de variedades endógenas da Região Autónoma da Madeira. O projeto será implementado no Centro de Abastecimento Hortofrutícola dos Prazeres – CAPRA, na Nave B deste estabelecimento de preparação comercial de produtos vegetais frescos. O principal objetivo visado é valorizar uma bebida de comprovada tradição na Região Autónoma da Madeira, de produção muito rarefeita por diversos locais, com uma qualidade muito heterogénea e sem requisitos comerciais essenciais para aceder a mercados mais evoluídos, designadamente aos do consumo profissional (hotelaria, restauração e grande distribuição retalhista).
A Sidraria da Madeira permitirá satisfazer todas as exigências de higiene e segurança alimentar e será apetrechada com as tecnologias adequadas que confiram às várias fases da transformação a melhor eficiência e eficácia, permitindo não só que se obtenham sidras de qualidade superior e controlada, como ainda diversificar, inovar e diferenciar as bebidas obtidas.
Competindo muito bem no mercado das soft drinks, onde se integram as cervejas, os públicos a cativar para o consumo das sidras madeirenses serão os jovens adultos residentes e os turistas (não será despiciendo reter que os países emissores de maior número de turistas para a RAM, em particular a Inglaterra, a Alemanha e a França, têm grande tradição na produção e consumo de sidras, abrindo outro vasto leque de potenciais consumidores que, havendo um acesso mais generalizado à bebida, facilmente poderão aderir à experiência do produto similar genuíno da ilha que visitam).
Aproveitamos este espaço para informar que a Confraria Gastronómica da Madeira está a organizar uma visita às Astúrias, precisamente para conhecimento da realidade produtiva da sidra nesta província espanhola, onde a bebida granjeia maior fama. Os interessados deverão contactar a Confraria Gastronómica da Madeira, através do endereço www.amc-cgm.blogspot.pt e manifestar o seu interesse em participar.
Fontes: sidra in Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora, 2003-2015.
Por:
CGMadeira
Hora: 16:37
Informação transmitida pela Direcção Concilivm Vinorvm Tarraconensivm aos seus membros
Informação transmitida pela Direção do Concilivm Vinorvm Tarraconensivm, aos seus membros sobre a sua Cerimónia de Investidura.
Benvolguts membres conciliaris i amics,
Rebeu la convocatòria de la XXVII Investidura del Concilivm Vinorvm Tarraconensivm, que es celebrarà el proper “divendres” 16 d’octubre a la Sala de Plens de la Diputació de Tarragona a les 19h. Es prega puntualitat.
El Pregó anirà a càrrec del Sr. Fermí Fernández Franklin, actor, humorista, presentador, periodista, locutor i col·laborador de la productora audiovisual El Terrat.
L’Investit d’Honor serà el Sr. Eudald Carbonell Roura, prehistoriador, arqueòleg, antropòleg, geòleg i paleontòleg gironí.
Pel que fa a la D.O. d’Honor serà la “D.O. Costers del Segre”, amb el Sr. Xavier Farré Fernandez-Urrutia, President de la D.O. Costers del Segre.
Esperem la participació d’algunes confraries catalanes i ja tenim confirmació de la Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira (http://amc-cgm.blogspot.com).
Per donar la rellevància que li correspon a l’acte anual més important del nostre CVT, demanem la màxima assistència i que tots els Membres MAGISTER i SENADORS vinguin amb la seva corresponent toga, tastavins i beca; i als Membres Conciliars NUMERARIS, EMERITS I HONORARIS, amb el tastavins i la beca.
El sopar de gala, a continuació de l’Acte d’Investidura, serà al Restaurant Les Fonts de Can Sala (www.lesfontsdecansala. com) de Tarragona. Es disposarà de transport gratuït per anar i tornar al restaurant, preguem indiquin si requeriran el servei. Al sopar es distingirà als membres i SENADORS que compleixen el XXV Aniversari de pertinença continuada al CVT.
El preu del sopar, igual que l’any passat, serà de 60 € pels Membres Conciliaris i 75 € per la resta.
Els preguem facin la inscripció el més aviat possible i sempre abans del 12 d’octubre per tal de tenir una correcta previsió pel sopar.
EL CONSVLATVS.
Por:
CGMadeira
Hora: 13:40
24 setembro 2015
Confraria Gastronómica da Madeira confirma a sua presença em 46 eventos fora da Região em 2015
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira estará presente, no dia 26 de Setembro, no Capítulo da Confraria Gastronómica "Panela ao Lume" em Guimarães, e no Capítulo da Confraria das Papas de S. Miguel, em Oliveira de Azeméis. Já no dia 27 estará no Capítulo da Confraria da Maçã de Portugal, em Moimenta da Beira.
Com estas três presenças no fim de Setembro, a Confraria da Madeira confirma a sua presença em 46 eventos realizados fora da Região Autónoma da Madeira no ano de 2015.
Por:
CGMadeira
Hora: 11:21
22 setembro 2015
Presença da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira no Capítulo na Bélgica
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira esteve representada no Capítulo da Confrerie du Stofé de Wavre, que se realizou na Bélgica.
Do nosso confrade Lino Dionísio, participante neste evento na Bélgica, recebemos a descrição da sua viagem:
"Esta ida à Bélgica teve duas etapas bem distintas.
No sábado, em Bruxelas, pelas 9 horas da manhã, na praça principal (Grand-Place) tive a oportunidade de me juntar às Confrarias presentes num encontro que se realiza todos os anos neste fim-de-semana e que tem por objectivo promover os produtos que cada Confraria defende, quer seja vinhos, cervejas, gastronómicos ou associações. Foi um momento inesquecível, tendo tido a oportunidade de visitar cada confraria com visita guiada e também de falar da nossa Confraria e do que defendemos, também respondendo a muitas perguntas sobre a Madeira por pessoas que já visitaram a nossa Região e muitas outras que mostraram grande interesse em nos visitar."
Aqui fica algumas fotografias:
Por:
CGMadeira
Hora: 20:30
Subscrever:
Mensagens (Atom)