06 janeiro 2020

13 motivos para beber vinho tinto todos os dias

13:17


Conheça os motivos para beber vinho tinto todos os dias, aliados a hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada e uma prática regular de exercício físico.

Por Teresa Santos
- Janeiro 6, 2020

Sabe quais os motivos para beber vinho tinto todos os dias? Está mais do que provado que o consumo moderado de vinho é benéfico para a saúde, sobretudo se estivermos a falar de vinho tinto. Esse consumo deve situar-se entre um a dois copos diários, de preferência durante as refeições, ao jantar.

Claro que as muitas vantagens desta bebida só serão colhidas se, aliado ao consumo deste produto, houver outros hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e uma prática regular de exercício físico. Fique, então, a conhecer 13 boas razões para beber vinho tinto ou branco diariamente.

13 motivos para beber vinho tinto todos os dias

AUMENTAR A LONGEVIDADE

É verdade, um estudo finlandês de 2007 indica que os consumidores moderados desta bebida apresentam uma taxa de mortalidade 34% mais baixa do que os consumidores de outras bebidas alcoólicas. bebedores de cerveja ou destilados.

SER BOM PARA O CORAÇÃO

Um estudo da Harvard School of Public Saúde, publicado na revista Annals of Internal Medicine, em 2007, avançou que os consumidores moderados de vinho com tensão alta têm 30% menos probabilidade de vir a sofrer um ataque cardíaco do que os que não bebem vinho.

Os flavonóides das uvas reduzem o risco de doenças coronárias, diminuem o colesterol LDL (o mau colesterol), aumentam os níveis de HDL (bom colesterol) e reduzem a coagulação do sangue.



EVITAR VÁRIAS DOENÇAS


O resveratrol ajuda a regular o açúcar no sangue e a baixar os níveis de glicose, nomeadamente em doentes diabéticos. No caso dos homens, os consumidores moderados de vinho estão, também, menos sujeitos a vir a ter cancro na próstata. Além disso, há investigações que evidenciam os benefícios do vinho no tratamento de doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson.

PREVENIR CONSTIPAÇÕES
Os principais antioxidantes presentes no vinho tinto são capazes de evitar constipações ou gripes.



AJUDAR A EMAGRECER
Um estudo da Universidade de Purdue, publicado no Journal of Biological Chemistry, concluiu que o piceatannol, composto do vinho tinto, ajuda a controlar a obesidade, impedindo a formação de células de gordura. Além disso, há evidências que indicam que o consumo moderado de vinho evita o ganho de peso nas mulheres de meia-idade.

MELHORAR O HUMOR E O SONO

O vinho funciona como relaxante, assim como alivia o stress e melhora o humor. O seu consumo moderado reduz as taxas de depressão. Alguns vinhos contêm elevados níveis de melatonina, a hormona do sono. Daí, beber vinho ajude a induzir o sono.

AUMENTAR OS ESTÍMULOS CEREBRAIS

O consumo moderado de vinho aumenta os estimulos do cérebro, diminui os tempos de reação e aumenta a criatividade.



AUXILIAR NA DIGESTÃO

O vinho ajuda no bom funcionamento do sistema gastrointestinal, melhorando a digestão e evitando problemas como a síndrome do intestino irritado.

SER UM EXCELENTE ANTI-INFLAMATÓRIO

O resveratrol é um anti-inflamatório natural que inibe a ocorrência de duas moléculas (esfingosina e fosfolipase D) em carga de infeções perigosas.

SER ANTIBACTERIANO

Os polifenóis e o resveratrol funcionam como antibacterianos, sendo capazes de eliminar bactérias como a Salmonella e Shigella, responsáveis ​​por diarreia e febre.


COMBINAR COM GASTRONOMIA
O vinho tinto combina com uma grande variedade de pratos e petiscos, além de ser uma bebida ótima para partilhar num jantar especial com a sua cara-metade, a família e os amigos, assumindo-se assim como um fator socializante.

SER UM CALMANTE NATURAL

A Escola de Medicina da Universidade de Boston diz que beber vinho com moderação ajuda a ter melhores resultados em testes de habilidade, emoção e mobilidade.

SER UM AFRODISÍACO FEMININO

Um estudo realizado pelo hospital Santa Maria Annunziata, em Florença, Itália, concluiu que o consumo de um ou dois copos diários de vinho tinto aumenta a líbido feminina.

Fonte: NCultura

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top