06 outubro 2019

Presença madeirense no X Capítulo da Confraria Gastronómica e Báquica des Potes-au Feu

12:10

"Neste sábado, dia 5 de outubro de 2019, a Confraria Enogastronómica da Madeira esteve presente no X Capítulo da Confraria Gastronómica e Báquica des Potes-au Feu.
Foi precisamente em Vétroz, nesta localidade do cantão do Valais na Suíça, conhecida pelos seus vinhedos e o seu vinho "l'Amigne", com um solo à base de xisto e ao pé das montanhas, apenas no início das vindimas e já a neve veio na noite de 4 para 5 fazer uma visita nos picos mais altos, lembrando que se ainda estamos no Outono o Inverno não se encontra longe.
Esta confraria suíça foi fundada em 1963 e realiza um Capítulo de 2 em 2 anos, embora não tenha sido assim desde o início, razão pela qual com 56 anos é apenas o seu décimo Capítulo. Trata-se de uma confraria com grandes valores quer a nível nacional, quer a nível internacional, sendo membro activo da FICB - Federação Internacional das Confrarias Báquicas e que apoia também a CEM na sua candidatura à FICB.
Foi um lindo Capítulo neste dia de outono com a cerimónia de entronização ao ar livre e aberta ao público desta pequena localidade, seguido do banquete num restaurante muito simbólico na região, o Relais du Valais, terminando com um brinde com um Vinho produzido na Região Autónoma da Madeira.

De realçar os laços de amizade que nos une e que foram criados com as confrarias e convidados presentes, podendo contar desde já com a presença na Madeira de alguns membros desta e de outras confrarias presentes."

Lino de Jesus Dionisio


















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top