15 outubro 2019

CEM presente em Capítulo na Bélgica

12:21

A CEM esteve presente na Bélgica neste domingo, dia 13 de outubro de 2019, no XLVI Capítulo da Confraria Gastronómica e Vinícola "Ordre de Saint-Vincent de Jambes". Este Capítulo que contou com a presença de 37 confrarias, uma meia dúzia francesas e a representar Portugal a Confraria Enogastronómica da Madeira, sendo as restantes belgas.

As confrarias são pequenas "ilhas" na grande Aldeia Global, que por todos os motivos devem ser defendidas e apoiadas por todos aqueles que acham que a cultura de um povo deve ser preservada. Por infinitas vezes as confrarias comprovaram que não são grupos de pessoas "bem na vida" que se reúnem para comer, beber e falar da vida de outrem, mas sim para promoverem regiões, os seus costumes, hábitos e culturas embora sejam consideradas erroneamente no aspecto cultural "filhas de um Deus menor". 
As confrarias sejam elas gastronómicas, enófilas ou báquicas são elementos importantíssimos para a defesa da memória e cultura de um povo.

Lino de Jesus Dionisio
Estreito de Câmara de Lobos, 15 de Outubro de 2019








Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top