18 julho 2019

Viajar à boleia da comida: Lapas à moda da Madeira

23:26


A gastronomia da Madeira é, sem dúvida, uma das melhores razões para visitar o arquipélago, e uma excelente forma de conhecer melhor as ilhas e o mar que as rodeia. E, a esse respeito, as lapas grelhadas são um dos pratos regionais mais apreciados por locais e visitantes no arquipélago da Madeira, e constituem uma verdadeira iguaria que não se pode perder.

Em busca das iguarias da gastronomia portuguesaviajámos até ao arquipélago da Madeira e confirmámos uma ideia que já tínhamos: as lapas grelhadas são uma delícia, e uma das melhores formas de experimentar o sabor a mar onde ele é mais típico, no meio do Oceano Atlântico.
As atracções turísticas do arquipélago da Madeira são muitas: percursos pedestres ao longo das levadas, estradas serpenteantes e vertiginosas, paisagem tropical verdejante e luxuriante, formações geológicas fabulosas, testemunhos da origem vulcânica das ilhas, populações com uma cultura insular muito própria, tornando cada recanto das ilhas um sítio único e particular. Mas a gastronomia é, sem dúvida, uma das melhores razões para visitar a Madeira, e uma excelente forma de conhecer mais aprofundadamente o arquipélago e o mar que o rodeia.
Não há melhor maneira de terminar uma caminhada numa levada da Madeira ou uma manhã passada numa praia de Porto Santo do que com uma refeição para retemperar energias e para apreciar os sabores do mar. As lapas grelhadas são um dos pratos regionais mais apreciados por locais e visitantes nos arquipélagos dos Açores e Madeira e constituem uma verdadeira iguaria que não se pode perder.
Para os turistas vindos da Europa do Norte são exóticas, moluscos univalves (com uma só concha) que se agarram à rocha, e que são apanhadas na maré baixa, quando estão mais vulneráveis. Em Portugal continental, apesar de serem bem conhecidas pelas populações junto à extensa costa marítima, não são consideradas um petisco, talvez devido à ideia que poderão ser sensíveis à potencial poluição em certos pontos da costa nacional.
Mas nas ilhas, no meio do Atlântico, as águas límpidas e ricas em nutrientes são o meio certo para criar lapas saudáveis e saborosas, constituindo um prato regional quase símbolo das ilhas. Tradicionalmente, as lapas são consumidas de várias formas: em escabeche, em saladas, na caldeirada de marisco, ou ainda o arroz de lapas. Mas a receita mais emblemática é as lapas grelhadas.
Temperadas e grelhadas na própria concha, são grelhadas numa frigideira, com a concha para baixo, temperadas apenas com manteiga e alho, e estão prontas quando separadas da concha. Acabadas de grelhar, são servidas imediatamente na própria frigideira. Quando chegam à mesa, vêem ainda a ferver e acompanhadas de rodelas de limão, podendo pôr-se algumas gotas a gosto. O sabor a mar é intenso, combinando na perfeição com o tempero.
Embora possa ser o prato principal de uma refeição ligeira num bar à beira-mar, como nós experimentámos em Porto Santo, normalmente são servidas como entrada. E não há melhor maneira de começar uma refeição na Madeira senão com lapas grelhadas, acompanhadas de bolo do caco (pão de trigo típico da região da Madeira) quente e barrado com manteiga de alho! Tornou-se a nossa entrada de eleição, nem precisando de consultar o menu do restaurante para as pedir.
Experimentámos em vários sítios, mas nós recomendamos, na Madeira, o restaurante Chalet Vicente, no Funchal, e, no Porto Santo, o restaurante Ponta da Calheta. Aventure-se pelo arquipélago da Madeira e venha apreciar os sabores do mar, prove um dos pratos mais emblemáticos das ilhas e vai descobrir uma nova paixão gastronómica.


































Fonte: Sapo Viagens

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top