30 julho 2019

CEM na Suíça no "Chapitre des Armaillis de la Fête"

A Confraria Enogastronómica da Madeira marcou presença no "Chapitre des Armaillis de la Fête" da Confrérie du Gruyére, que se realizou no 27 de Julho, na cidade suíça de Vevery, fazendo parte da edição da "Fête des Vignerons 2019".

"No Capítulo da Confraria do Gruyére na "Féte des Vignerons", na Suíça, estiveram presentes unicamente 2 Confrarias convidadas. A "Confrerie du CEP" de Genebra, Suíça, e a Confraria Enogastronómica da Madeira. Foram momentos de muita emoção e muito prazer pessoal poder, pela primeira vez, estar presente neste evento de renome internacional e sendo a única representação de confraria estrangeira."

Lino de Jesus Dionisio
Estreito de Câmara de Lobos, 29 de Julho de 2019.

Na Imprensa:

> Diário de Notícias da Madeira: Confraria representa Madeira na Suiça












29 julho 2019

Santana recebeu encontro Enogastronómica de Julho

A Confraria Enogastronómica da Madeira realizou o seu encontro enogastronómico do mês de Julho no dia 26, no Restaurante "Casa de Chá do Faial", por ocasião da edição de 2019 da "Mostra Gastronómica de Santana".
O pão de Santana, a carne da noite e o atum como entradas, cabrito no forno como prato principal acompanhado pelos vinhos de mesa madeirenses Palmeira e Voltas (branco), Xavelha (tinto), Rum da Madeira foram as escolhas da confraria para este encontro.
O cabrito, a truta, a carne da noite e a carne na panela são elementos emblemáticos da gastronomia do Município de Santana.

Estreito de Câmara de Lobos, 29 de Julho de 2019.













28 julho 2019

55% da recolha da uva é em Câmara de Lobos

Câmara de Lobos produz 1.961 toneladas, das 3.541 recolhidas na Região em 2018. São Vicente, com 1.105 toneladas, e Santana, com 141 mil quilos, fecham o pódio dos concelhos mais produtivos.

Fonte: JM-Madeira, edição impressa de 28 de Julho de 2019.


20 julho 2019

Encontro Gastronómico e Cultural promove Santa Cruz este fim-de-semana


Prossegue, até amanhã, o V Encontro Gastronómico e Cultural de Freguesias do Concelho de Santa Cruz, a decorrer, desde o final da tarde desta sexta-feira, no centro da freguesia de Santo António da Serra (Santa Cruz).

Gastronomia e animação é o ‘prato forte’ do evento no ‘largo do Santo’, que ocorre por ocasião das comemorações do Dia da Freguesia, a assinalar amanhã, domingo.

Depois da chuva de ontem ter perturbado o arranque do certame, hoje o dia mantém-se seco e até ameno na freguesia serrana, que a partir do entardecer, reserva muita animação associada aos ‘comes e bebes’.

Logo, a partir das sete da tarde, o grupo musical ‘Os de Passagem’ dão o mote para o final de tarde e início de noite festivo. Depois será a vez de subirão palco a Enfertuna (Tuna de Enfermagem da Madeira), e ao princípio da noite, as Vozes do Santo, seguido da actuação de Catarina Melim e Bailarinas. Para encerrar a noite Gastronómica e Cultural, ‘Os de Passagem’ voltam ao palco para a 2ª parte da actuação.

Amanhã o ambiente de festa começa ao início da tarde, com a realização da sessão solene do Dia da Freguesia. A autarquia presidida por José António Baptista Reis celebra o aniversário da Freguesia este domingo, dia 21, pelas 13 horas, também no centro da Freguesia de Santo António da Serra. Logo depois a Banda Municipal de Santa Cruz dá o mote para a tarde cultural, seguindo-se as actuações do Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Santo António da Serra, do Grupo de Folclore e Tradições de Gaula e do Teatro Experimental da Camacha. Até ao final da tarde passam ainda pelo palco do evento organizado pela Junta de Freguesia de Santo António da Serra, Mário Amaro e Banda e o Duo Avelino & Graciano Melim.

19 julho 2019

Madeira apanha 130 toneladas de lapas por ano destinadas à gastronomia regional e exportação


O presidente do Governo Regional destacou hoje na Festa da Lapa, que decorre no Paul do Mar, que a Madeira apanha anualmente 130 toneladas de lapas destinadas à gastronomia regional e à exportação, sobretudo para Inglaterra, assim como para o mercado nacional e os Açores, grandes consumidores desta iguaria tradicional.
Miguel Albuquerque referiu que o stock da lapa está estabilizado na Madeira, graças à introdução de um período de defeso de quatro meses que tem sido importante para a recuperação e estabilização dos stocks.
A monitorização da lapa tem sido feita pelos técnicos da Secretaria das Pescas, que se preparam também para iniciar um estudo sobre a preservação do stock de caramujos, sendo importante no futuro “tomarmos medidas para a preservação e regeneração deste stock”, destacou Miguel Albuquerque que equaciona introduzir também aqui um período de defeso.

O governante destacou a importância desta feira, não só para a economia local, como também para a gastronomia regional, sendo um produto muito apreciado por residentes e turistas, deixando o convite à população para visitarem esta feira que oferece uma variedade de produtos regionais, em especial, a lapa.

18 julho 2019

Viajar à boleia da comida: Lapas à moda da Madeira


A gastronomia da Madeira é, sem dúvida, uma das melhores razões para visitar o arquipélago, e uma excelente forma de conhecer melhor as ilhas e o mar que as rodeia. E, a esse respeito, as lapas grelhadas são um dos pratos regionais mais apreciados por locais e visitantes no arquipélago da Madeira, e constituem uma verdadeira iguaria que não se pode perder.

Em busca das iguarias da gastronomia portuguesaviajámos até ao arquipélago da Madeira e confirmámos uma ideia que já tínhamos: as lapas grelhadas são uma delícia, e uma das melhores formas de experimentar o sabor a mar onde ele é mais típico, no meio do Oceano Atlântico.
As atracções turísticas do arquipélago da Madeira são muitas: percursos pedestres ao longo das levadas, estradas serpenteantes e vertiginosas, paisagem tropical verdejante e luxuriante, formações geológicas fabulosas, testemunhos da origem vulcânica das ilhas, populações com uma cultura insular muito própria, tornando cada recanto das ilhas um sítio único e particular. Mas a gastronomia é, sem dúvida, uma das melhores razões para visitar a Madeira, e uma excelente forma de conhecer mais aprofundadamente o arquipélago e o mar que o rodeia.
Não há melhor maneira de terminar uma caminhada numa levada da Madeira ou uma manhã passada numa praia de Porto Santo do que com uma refeição para retemperar energias e para apreciar os sabores do mar. As lapas grelhadas são um dos pratos regionais mais apreciados por locais e visitantes nos arquipélagos dos Açores e Madeira e constituem uma verdadeira iguaria que não se pode perder.
Para os turistas vindos da Europa do Norte são exóticas, moluscos univalves (com uma só concha) que se agarram à rocha, e que são apanhadas na maré baixa, quando estão mais vulneráveis. Em Portugal continental, apesar de serem bem conhecidas pelas populações junto à extensa costa marítima, não são consideradas um petisco, talvez devido à ideia que poderão ser sensíveis à potencial poluição em certos pontos da costa nacional.
Mas nas ilhas, no meio do Atlântico, as águas límpidas e ricas em nutrientes são o meio certo para criar lapas saudáveis e saborosas, constituindo um prato regional quase símbolo das ilhas. Tradicionalmente, as lapas são consumidas de várias formas: em escabeche, em saladas, na caldeirada de marisco, ou ainda o arroz de lapas. Mas a receita mais emblemática é as lapas grelhadas.
Temperadas e grelhadas na própria concha, são grelhadas numa frigideira, com a concha para baixo, temperadas apenas com manteiga e alho, e estão prontas quando separadas da concha. Acabadas de grelhar, são servidas imediatamente na própria frigideira. Quando chegam à mesa, vêem ainda a ferver e acompanhadas de rodelas de limão, podendo pôr-se algumas gotas a gosto. O sabor a mar é intenso, combinando na perfeição com o tempero.
Embora possa ser o prato principal de uma refeição ligeira num bar à beira-mar, como nós experimentámos em Porto Santo, normalmente são servidas como entrada. E não há melhor maneira de começar uma refeição na Madeira senão com lapas grelhadas, acompanhadas de bolo do caco (pão de trigo típico da região da Madeira) quente e barrado com manteiga de alho! Tornou-se a nossa entrada de eleição, nem precisando de consultar o menu do restaurante para as pedir.
Experimentámos em vários sítios, mas nós recomendamos, na Madeira, o restaurante Chalet Vicente, no Funchal, e, no Porto Santo, o restaurante Ponta da Calheta. Aventure-se pelo arquipélago da Madeira e venha apreciar os sabores do mar, prove um dos pratos mais emblemáticos das ilhas e vai descobrir uma nova paixão gastronómica.


































Fonte: Sapo Viagens
Com tecnologia do Blogger.

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top