28 junho 2017

Academia das Carnes levou Madeira a Itália

23:02

A Confraria Gastronómica da Madeira esteve no ‘Capitolo del Solstício’ de Verão 2017, organizado pela Ordine dei Cavalieri del Tartufo e dei Vini di Alba.


A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira particiou neste fim-de-semana, em Itália, mais precisamente no Castello di Grinzane Cavour, no 272.° Capitolo del Solstício de Verano, evento organizado pela Ordine dei Cavalieri del Tartufo e dei Vini di Alba.
Em baixo fica o relato desta ‘aventura’, escrito pelo seu representante no evento, Lino de Jesus Dionísio.
“50° Aniversário, 272° capitulo. Depois de subir a montanha du Grand St. Bernard, cuja estrada no seu ponto mais alto culmina a 2.469 metros de altitude e ainda com alguma neve, aproveitando do bom tempo para admirar as lindas e deslumbrantes paisagens, normalmente esta estrada está fechada a maior parte do ano fazendo-se a ligação terrestre Suíça-Itália nesta região por um túnel de pouco mais de 6 km.
Chegando a tempo e hora para assistir a mais um capítulo, não só mais um capítulo mas sim estar presente, representando a AMC/CGM nesta prestigiosa Ordine que, pela segunda vez, nos acolhe para participar e testemunhar deste que foi o 272° capitulo e que se destacou pelo facto de festejarem também o 50° aniversário da sua fundação.
De realçar o facto que nos capítulos desta Ordine não estão presentes outras confrarias, mas pelos laços de amizade para com a AMC/CGM e em especial para com o Sr. Gregório, ex-presidente a quem eu transmito todo o carinho e amizade da Grão-Mestre e que lhe envia um grande abraço.
Neste capitulo foram entronizados 16 novos Cavalieri, sendo 15 novos cavalieri da Ordem e um Cavalieri Onorario, entre os quais o Sr. Kawasaki , personagem que como o seu nome não indica, tendo parentesco com a família da marca bem conhecida, está ligado à gastronomia e restauração no Brasil e que deslocou como o faz com frequência aquela região propositadamente para o evento, nos momentos de conversa que tive com o Sr Kawasaki aproveitei para o convidar a estar presente na Madeira em Abril de 2018, respondendo-me que certamente e segundo a sua ocupação faria o possível de estar, até porque já conhecer a Madeira por lá estar a dois anos pelo carnaval e que gostou muito, tendo mesmo sua esposa, que é brasileira desfilado no cortejo de carnaval, como bom apreciador de vinhos adorou os vinhos Madeira, com especial relevo para os Justino’s, mas para além deste Sr. foram entronizados outras pessoas quer sejam representantes políticos, hoteleiros e outras, todos partilham o gosto pelos vinhos e pela gastronomia da região, tive ainda a oportunidade e sobretudo de partilhar o banquete na mesa da Sra. Marcella Gaspardonne que é Relações Públicas e Marketing do Turismo da Província de Torino, muito se falou de Turismo, de Vinho e de Gastronomia da região que nos acolheu mas também e com muita frequência, fazendo mesmo certas comparações com a Madeira, o seu Turismo e sua Gastronomia.
Antes de me retirar deixei o convite a estarem presentes na Madeira em Abril 2018 para o XVIII capitulo da AMC/CGM, ou a visitarem a Madeira em outro momento, posso desde já afirmar que certamente no XVIII Capítulo estará presente uma comitiva da Ordine Dei Cavalieri del Tartufo e dei Vini di Alba.”
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição on-line.







Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top