03 janeiro 2017

Bolo-rei com 130 metros em Câmara de Lobos

10:00


Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, em associação com a Pastelaria Rainha, irá promover no próximo domingo, dia 8 de Janeiro, pelas 11 horas, na Praça da Autonomia, a apresentação de um mega bolo-rei, com extensão superior a 130 metros e com 250 quilogramas.
A montagem do mega bolo-rei será iniciada pelas 10 horas da manhã, estando previsto a sua apresentação ao público a partir das 11 horas, após o que proceder-se-á ao corte do mesmo e distribuição pelos visitantes que se desloquem ao local. A acompanhar o bolo-rei será também oferecida a tradicional ginjinha.
O evento prolongar-se-á até cerca das 12h30 e contará com animação musical a cargo do Grupo de Expressão Musical e Dramática Sempre Jovem e d’A Bandinha, que actuarão no coreto com músicas tradicionais alusivas época festiva.
Esta é mais uma iniciativa integrada no programa d’A Festa, que tem vindo a ser dinamizado no concelho de Câmara de Lobos. A acção, promovida pela autarquia em parceria com os comerciantes locais, tem como objectivo, não só assinalar a tradicional comemoração do Dia de Reis, mas ainda contribuir para a dinamização da actividade comercial da baixa da cidade.
Ao longo das edições antecedentes este evento tem atraído muitas pessoas à Praça da Autonomia com o objectivo de contemplar a magnitude do bolo-rei e degustar o mesmo, sendo esta uma maneira de comemorar o Dia de Reis. A autarquia de Câmara de Lobos está empenhada em viver as tradições junto do povo, pois é o povo quem mantém vivas estas tradições, que fazem parte fulcral da identidade e da cultura madeirense.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição on-line.


Nota da AMC/CGM: Na Madeira é apenas tradicional comer o Bolo de Rei no dia 5 e 6 de Janeiro, sendo que o seu uso na véspera ou no dia de Natal não faz parte da cultura gastronómica Madeirense.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top