07 dezembro 2016

Confraria Gastronómica da Madeira mantém a tradicional “Matança do Porco”

12:01


A par com diversas famílias madeirenses a Confraria Gastronómica da Madeira mantém vivo um dos preparativos iniciais da “Festa”, a função da morte do Porco. Esta será realizada no próximo dia 8 de Dezembro, pelas 10 horas, no salão paroquial da Igreja do Estreito de Câmara de Lobos. O evento é aberto ao público em geral mas sujeito ao pagamento de entrada com direito a refeição. Esta associação esclarece que a semelhança de anos transatos, o animal será insensibilizado antes da morte/degolação de forma a minimizar a dor sentida por este conforme exige a legislação vigente.
A matança do porco e a confeção da carne vinho d'alhos, o bolo e as broas de mel, os licores, o presépio e as luzes são referências desta "Festa", que testemunha a forma como os madeirenses ao longo de vários séculos têm assinalado o Natal. 

Márcio Ribeiro
Secretário Geral

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top