07 junho 2021

'Amar, Beber e Comer' surpreendeu no Cais da Ponta do Sol

19:48


Veja o vídeo do DIÁRIO e as fotos de Valentina Rodrigues e Andrew Kemp que ilustram o evento ABC realizado no último sábado, 5 de Junho. 

O projecto ‘Amar, Beber e Comer’ (ABC) na Madeira, de Fábio Abreu (empresário e especialista em experiências culturais na Wanderlust Madeira) e Nuno Nobre (consultor e gestor de negócios de gastronomia e turismo na Nuno Nobre Consultoria) vai regressar no primeiro sábado de Julho (dia 3) com uma terceira edição.

Depois da estreia a 15 de Maio, na Quinta do Barbusano, em São Vicente, o projecto ABC prosseguiu com a segunda edição neste último sábado, 5 de Junho, no Cais da Ponta do Sol.

Eleutério Costa foi o 'chef' convidado

Desta vez, o ‘chef’ convidado foi Eleutério Costa, ‘chef’ executivo do Design Centre Nini Andrade Silva, situado no molhe da Pontinha no Funchal.

As entradas

Assim, no Cais da Ponta do Sol, o ABC proporcionou uma ementa ímpar: à entrada houve favas de escabeche, pota de escabeche e pickles de pimpinela, seguindo-se requeijão assado, salada mediterrânica e cuscus da Ponta do Sol.

O prato principal

O ‘chef’ Eleutério Costa preparou para prato principal uma cataplana de peixes da nossa costa. Este prato tradicional é servido num recipiente para cozinhar alimentos típicos com origem no Algarve e utilizado um pouco por todo o território. Tem origem no período árabe e é equivalente a uma antiga panela de ferro fundido ou à tajine marroquina.

A sobremesa


Já a sobremesa foi criada por Ruben Magno que idealizou ‘uma espécie de Bolo de Mel’. A harmonização vínica exclusiva foi da João Portugal Ramos, com cocktails pelo barmen Rodrigo Portugal e finalização pela Delta Cafés.

O evento ficou ainda marcado pela actuação musical do acordeonista Slobodan Sarcevic.

No final ficou a promessa do regresso do ABC no primeiro sábado de Julho.









































Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top