26 setembro 2020

Opinião por Manuel Filipe: A Riqueza gastronómica de São Pedro

10:30


Artigo de Opinião por Manuel Filipe.

São Pedro é a freguesia da Madeira que encerra dentro dos seus limites geográficos maior numero de museus e maior património cultural.

É uma constatação que não tem servido para atribuir identidade à freguesia que certamente ganharia muito com essa identidade.

Contudo associado a este rico património cultural, onde se destaca o convento de Santa Clara, surgiu uma riqueza gastronómica que certamente muitos desconhecem. Esse trabalho de pesquisa e divulgação foi realizado pela Associação Cultural Memórias Gastronómicas a qual destaco o trabalho e a paixão sobre o tema do Dr. João Dionisio e do Mestre Abreu de Sousa, que encontra-se registado num livro. A doçaria conventual usa e abusa dos ovos, e não fugiu à regra a doçaria criada no Convento de Santa Clara a partir do seculo XV. São os Torrões de Santa Clara, as Barrigas de Freira, as Encharcadas, os Papos de Anjo e as Cericaias.

Tradição em pastelarias também não falta em São Pedro, embora muitas das primeiras pastelarias do Funchal que se localizavam na freguesia encontram-se fechados como a Felisberta e a Lua.


O trabalho de pesquisa e de divulgação está realizado pela Associação Cultural Memórias Gastronómicas, agora falta os comerciantes, com a ajuda das entidades gestoras do território, criarem uma mais valia nas suas pastelarias.

Tradição em pastelarias também não falta em São Pedro, embora muitas das primeiras pastelarias do Funchal que se localizavam na freguesia encontram-se fechados como a Felisberta e a Lua. Continuamos à espera que a Camara Municipal do Funchal apresente o projeto de recuperação e que inicie as respetivas obras na Pastelaria Felisberta, que deixou saudades à freguesia e à cidade. Esperemos que este espaço agora propriedade camarária possa contribuir para a divulgação da nossa cultura gastronómica e possa vender as velhas receitas conventuais de Santa Clara.

Fonte: DN-Madeira

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top