14 agosto 2019

Gastronómica do Caniço está de volta

18:26


Estamos a meros dias de iniciar mais uma edição da Festa Gastronómica do Caniço e azáfama já se começa a sentir nas ruas…

Um certame que de ano para ano se torna mais exigente de modo a responder aos anseios da população, sem esquecer o importante papel que assume na economia e no turismo local, esta é uma festa que arroga um papel de destaque na dinâmica social da nossa freguesia, na promoção da restauração, das iguarias locais, e onde se alicerçam várias áreas como a economia, a cultura, o desenvolvimento económico, a agricultura e o envolvimento e participação ativa da comunidade.

O Caniço, tal como todas as outras localidades, possui um significado de existência que o torna singular, definidor de uma identidade de pertença pelas práticas exercidas no quotidiano da comunidade. Assim, quando falamos de “festas culturais”, surgem saberes peculiares transversais a várias gerações e práticas que se refletem na comida, no artesanato, nas celebrações… Abordar a questão das festas, nomeadamente a “Festa Gastronómica do Caniço” é enfatizar parte da herança cultural imaterial da freguesia e da sua singularidade, numa prática que consolida a sua referência à sua comunidade, e onde a “festa” assume um conjunto etnográfico da história e da manifestação cultural do seu povo. Está presente na música, no turismo, nas práticas que estruturam a realidade social da localidade e da forma particular em que se celebram e se registam os seus costumes. É observado não só o fazer artístico, mas também as relações sociais que perpassam pela realização dessas manifestações e que traduzem a linguagem, a expressão do pensar, do fazer e do sentir característico de um povo.

Neste sentido, a tradição revela-se também no sabor de uma gastronomia diretamente relacionada com as qualidades únicas dos produtos que a localidade tem para oferecer, e que no caso do Caniço, vão para além da Cebola ou do Tabaibo.

O Caniço assume-se assim como como espaço rico em manifestações culturais e de lazer, que qualifica e diversifica a oferta turística e recreativa.

No alinhamento entre cultura e alimentação, as “festas gastronómicas” assumem-se como um elemento integrador da cultura das localidades. São manifestações legítimas de uma região e evidenciam costumes e tradições relativos à alimentação, quer pela utilização de ingredientes específicos, quer pelos métodos culinários utilizados e ainda pelas representações sociais ou simbólicas. A comida também nos identifica e está presente, particularizando, definindo e identificando locais e pessoas pelas suas preferências e gostos traduzidos no modo de fazer, desde a preparação até o servir.

Neste sentido, destacamos a realização de vários showcookings que serão realizados in loco, permitindo à população a aquisição de um know-how de receitas, técnicas e estratégias enriquecedoras. Esta é uma celebração dos produtos e da comida da freguesia, e é a representação e o reforço do orgulho, das tradições e das especialidades que a nossa comunidade deseja partilhar, não só com a população local, mas também com os “de fora”, promovendo o turismo, a música, os produtos hortícolas e culinários locais.

São também importantes os aspetos sociológicos associados à festa em questão, uma vez que se promove um sentido e significado de “importância” na comunidade e se reforçam laços sociais entre os membros da mesma pela aproximação das pessoas e pelo sentimento de espírito comunitário e de identidade que se estabelece.

O Caniço assume-se assim como como espaço rico em manifestações culturais e de lazer, que qualifica e diversifica a oferta turística e recreativa. Que valoriza os fatores endógenos da freguesia como a agricultura e os produtos locais. Que utiliza as suas festas como telas de demonstração de aspetos culturais da freguesia, envolvendo grupos, entidades, comerciantes, visitantes, autarquias, etc., dando ainda destaque à herança cultural musical e gastronómica.

Por todos estes motivos e mais alguns, fica aqui o convite a todos vós! Venham visitar-nos! Venham fazer parte desta festa que é nossa, que é de todos!

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top