13 abril 2019

4º Episódio Do Programa "História Da Gastronomia Portuguesa"

18:54


A culinária está na moda, todos querem aprender a cozinhar e a preparar refeições requintadas... Mas, como é que tudo começou?

Portugal tem uma das gastronomias mais ricas do mundo, resultado de receitas e tradições acumuladas ao longo da nossa existência como nação.
Ao longo de seis episódios, seis Chef´s têm uma história para contar: a da Gastronomia Portuguesa.
Com o Chef Ljubomir Stanisic, o Chef Kiko Martins, o Chef Nuno Bergonse, a Chef Marlene Vieira, o Chef Diogo Noronha e a Chef Susana Felicidade viajamos pela nossa própria história, descobrindo e investigando livros antigos de culinária portugueses, desde as cozinhas reais às cozinhas comuns, do séc. XVI ao séc. XX.
Em cada episódio é analisado um século da história de Portugal através da gastronomia e hábitos da época. A protagonizá-lo está um dos Chef´s, que explora um livro de receitas publicado nesse século, com a ajuda de estudiosos e especialistas na matéria, que fazem o necessário enquadramento histórico, revelando curiosidades e factos. No final do episódio, o Chef escolhe uma receita do livro para recriar, respeitando os métodos e utilizando os respetivos ingredientes em cozinhas da época.

Neste episódio a Chef Marlene Vieira leva-nos à descoberta de uma parte incontornável da nossa história gastronómica: a doçaria conventual. Partindo de um manuscrito do século XVIII e da memória coletiva que preservou estas receitas, vamos descobrir como mulheres devotas aperfeiçoaram os mais requintados sabores à base de açúcar, amêndoa e ovos, que nos aguçam o paladar, despertam os sentidos e que viajaram dos conventos para o mundo, passando a fazer parte da identidade portuguesa.

Clique na imagem para ver o vídeo



Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top